Por causa do calor e da umidade em alta, uma frente fria se aproxima com a chegada de nuvens e chuva ao longo da semana em todas as regiões brasileiras. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também indica que as temperaturas deverão ser acima da média no país, principalmente no leste da região Norte e parte da região Nordeste, onde as temperaturas médias podem superar 28ºC.
A ocorrência de dias consecutivos com chuva poderá amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 24°C, como explica a meteorologista do instituto Andréa Ramos.
“O interior da região Nordeste ainda tem umidades em torno de 20% ou até mesmo abaixo de 20%, com as chuvas, a temperatura pode melhorar nessas regiões”, explica.
Norte e Nordeste
A combinação calor e alta umidade na região Norte do país será responsável pelas instabilidades que moldarão os próximos dias. O Inmet prevê acumulados maiores que 50 mm no Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará.
A região Nordeste tem previsão de tempo seco na faixa norte e leste, com pancadas de chuva passageiras no Maranhão, Piauí e Bahia.
“A frente já está chegando no oceano. O ramo frio dela que a gente fala, ainda está influenciando ali no sul da Bahia”, destaca Andréa.
Centro-Oeste e Sudeste tem previsão de chuva
Já no Centro-Oeste e no Sudeste, há previsão de chuvas intensas, que devem ultrapassar 90 mm, especialmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Nas demais áreas, ainda existe a possibilidade de pancadas de chuva de forma isolada.
A partir da próxima quinta-feira (30), este cenário deve mudar, segundo a meteorologista. “Na região Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul também recebe chuva ao longo do período, mais especificamente no norte do estado, com volume significativo. Também deve chover no sul de Goiás e no Distrito Federal”, relata.
Alerta para a região Sul
Na região Sul, a previsão é de acumulados de chuva intensa e maiores que 90 mm no noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. No Paraná, ainda existe a possibilidade de chuva que ultrapasse 50 mm.
“O final de semana foi marcado por uns tempos bons. Mas olha aí a chuva retornando com volume bastante significativo. Na sequência, tem uma tendência de expandir para toda a área e é muito preocupante, porque a gente já sabe o que acontece lá no sul”, observa.
O sul do Brasil segue registrando chuva volumosa em parte da região. Os acumulados devem ser altos em muitas cidades do Paraná, Santa Catarina e o Norte do Rio Grande do Sul o que deixa a população em alerta para a possibilidade de alagamentos e inundações em algumas cidades
Brasil61
Visitas: 21771729
Usuários Online: 1