Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

De olho nas eleições, Lula diz a ministros que redobrem viagens pelo país para divulgar ações do governo

Publicada em 23/01/2024 às 09:52h - 6 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

De olho nas eleições, Lula diz a ministros que redobrem viagens pelo país para divulgar ações do governo

Preocupado com as taxas de avaliação, com sua popularidade, e, ao mesmo tempo, de olho nas eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou aos ministros que redobrem as viagens pelo país neste ano para inaugurar obras, divulgar as políticas públicas e defender o governo.

 

Nas cidades onde desembarcarem, o presidente também orientou os auxiliares a concederem entrevistas para os veículos de imprensa locais, com prioridade para as emissoras de rádio.

 

Desconfiado de que os auxiliares não se dedicaram devidamente à defesa de sua administração, o presidente encomendou um levantamento sobre os Estados mais visitados pelos ministros no ano passado.

 

Coube ao ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta (PT), coordenar a pesquisa, e apresentar os resultados no dia 20 de dezembro, na última reunião ministerial do ano. O levantamento revelou que as viagens se concentraram, principalmente, na região Sudeste.

 

Um dos ministros que acompanharam a apresentação de Pimenta naquele dia relatou que a maioria expressiva das viagens dos ministros teve como destino o Estado de São Paulo, principalmente, a capital. Em seguida, vem o Rio de Janeiro.

 

Soma de todas as visitas de ministros aos nove Estados do Nordeste ainda é menor que o total de viagens de seus auxiliares a São Paulo

 

Segundo o mesmo ministro, Lula demonstrou irritação com um dado: a soma de todas as visitas de ministros aos nove Estados do Nordeste ainda é menor que o total de viagens dos auxiliares a São Paulo.

 

A justificativa seria que a cidade é a capital econômica do país, sendo palco de reuniões com empresários, investidores, e de inúmeros congressos e demais eventos para os quais ministros de todas as áreas são convidados.

 

Além disso, é domicílio eleitoral de diversos ministros, como o vice-presidente e titular do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Márcio França (Empreendedorismo), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

 

Nos bastidores, alguns ministros admitiram o desconforto do presidente com os índices de avaliação do governo que ainda não subiram, apesar da queda da inflação, da taxa de desemprego, de outros dados positivos da economia, e do relançamento de políticas públicas caras aos brasileiros de baixa renda, como o Bolsa Família, a Farmácia Popular, e a retomada do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para as famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.

 

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada no início de dezembro, a avaliação do governo ficou estável de setembro a dezembro: 38% dos entrevistados classificam o governo como ótimo ou bom, e 30% como regular. Os percentuais eram os mesmos em setembro. E 30% consideram a administração Lula ruim ou péssima – eram 31%. Uma parcela de 2% não opinou (eram 2%).

 

Em comparação aos mandatos anteriores do petista, no mesmo intervalo de setembro a dezembro, os atuais índices de avaliação são piores, segundo o mesmo Datafolha. Em dezembro de 2003, 42% aprovavam o governo do petista e 15% o reprovavam. Em novembro de 2007, 50% o aprovavam e 14% o consideravam ruim ou péssimo.

 

Para tentar turbinar a avaliação do governo, Lula pediu aos ministros que percorram o país, e deem atenção a todas as regiões. Um dos que fizeram o dever de casa presidencial foi o chefe da Casa Civil, Rui Costa, que percorreu pelo menos 12 Estados para divulgar o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Na maioria das agendas, Costa foi acompanhado de ministros da área de infraestrutura, como Renan Filho (Transportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Os lançamentos do Novo PAC em São Paulo e Minas Gerais foram adiados no ano passado porque Lula quer participar dos eventos, já que os dois Estados são os maiores colégios eleitorais.

 

Na reunião ministerial, Lula deu o exemplo de ministros que chegam aos locais das agendas na véspera para conceder entrevistas aos veículos de mídia regionais enaltecendo o governo, como Renan Filho. Até pela natureza da pasta, que tem obras em rodovias e ferrovias em todo o país, o emedebista visitou 14 Estados das cinco regiões, de acordo com a assessoria do ministério, e anunciou obras em capitais e cidades do interior.

 

No Nordeste, esteve em Feira de Santana, Paulo Afonso, Cocos e Luiz Eduardo Magalhães, todos na Bahia; Recife (PE), Aracaju (SE), Teresina (PI) e Maceió (Alagoas), seu domicílio eleitoral. Também foi a São Paulo e Rio de Janeiro.

 

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), visitou 21 Estados em 60 dias, promovendo as plenárias do Plano Plurianual Participativo (PPA 2024-2027). Na maioria das agendas, foi acompanhada do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo.

 

Cobrado para reaproximar o agronegócio de Lula, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, percorreu 10 Estados de quatro regiões, visitando feiras agropecuárias e divulgando o Plano Safra. Em Mato Grosso, seu domicílio eleitoral e principal produtor de grãos do país, visitou 10 municípios, seguido do Paraná, onde esteve em 9 cidades. Não foi a nenhum Estado do Norte.

 

Titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o ministro Paulo Teixeira visitou 22 Estados: faltaram Rondônia, Roraima, Tocantins, Sergipe e Alagoas

 

Valor




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21745978

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD