“Os anjos disseram amém”, e a Unidos de Padre Miguel se consagrou campeã da Série Ouro do Carnaval Carioca em 2024, nesta quarta-feira (14). A UPM, como a Vermelha e Branca da Zona Oeste do Rio de Janeiro é conhecida, homenageou Padre Cícero e a fé do povo nordestino.
A UPM liderou a apuração já no primeiro quesito. Recebeu nota 10 de ponta a ponta, com exceção do 9,9 em enredo, que foi descartado. Com isso, a escola da Vila Vintém conquistou 270 pontos, a pontuação máxima da competição. O Império Serrano ficou com o vice-campeonato, dois décimos atrás.
A Padre Miguel retorna ao grupo Especial do Rio de Janeiro após 53 anos. Por tradição, a escola que sobe do acesso abre os desfiles do Grupo Especial, no domingo de carnaval.
“A Unidos estava esperando por isso há muito tempo. É uma realização, principalmente, para comunidade da Vila Vintém e pra mim como profissional. Fazer parte disso com a Unidos de Padre Miguel é muito gratificante. Esse título é para nossa comunidade”, comentou Lucas Milato, carnavalesco da escola.
O Desfile
A Unidos de Padre Miguel foi a 5ª escola do 2º dia da Série Ouro, no sábado (10). No enredo “O redentor do sertão”, os carnavalescos Lucas Milato e Edson Pereira se basearam na figura de Padre Cícero para mergulhar no imaginário místico popular do povo nordestino.
A comissão de frente representou o nascimento do menino Cícero, que para muitos era Deus voltando à Terra. No tripé, surgia uma Dona Quinô, mãe do sacerdote, anunciando o nascimento do pequeno Cícero.
No abre-alas, a escultura de Padre Cícero chamou atenção pelo tamanho, traços e movimento. As romarias da cidade também foram lembradas ao longo do desfile, através das fantasias. A padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores, foi homenageada na ala das baianas.
Por Cícero Dantas
Miséria.com.br
Visitas: 21744458
Usuários Online: 1