Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

Chegada do La Niña pode afetar geração de energia e agricultura do País

Publicada em 25/03/2024 às 10:53h - 14 visualizações RedeGN

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Chegada do La Niña pode afetar geração de energia e agricultura do País

Com o começo do outono e o encerramento do fenômeno El Niño, que foi responsável por chuvas e secas intensas durante o verão em 2023 e 2024, a expectativa é de que no segundo semestre se inicie outro fenômeno meteorológico, o La Niña.

 

O professor Pedro Luiz Côrtes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo, analisa qual deve ser seu reflexo no clima e na produção do País. 

 

Segundo o especialista, a situação que ocorre neste ano é inusitada, pois o intervalo entre o El Niño e La Niña será mais curto que o usual. Ele afirma que esse período entre os dois fenômenos, o qual é chamado de neutralidade, costuma durar muitos meses, mas neste ano acontecerá apenas entre os meses de abril e junho.

 

De acordo com o docente, o El Niño gera estiagem na região Norte e chuvas intensas na região Sul, como foi demonstrado com as recentes secas amazônicas e enchentes nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele conta que o La Niña inverte a situação, então são esperadas fortes chuvas na Amazônia e temperaturas elevadas nas faixas central e sul do País.

 

“O aquecimento intenso da região do Mato Grosso do Sul e Pantanal deve permanecer até o segundo semestre, então é importante já estarmos alertas para redobrar a vigilância e reforçar as equipes de combate com o risco de incidência de queimadas e incêndios florestais. Resumindo, vamos ter um período de estiagem significativo e a temperatura deve permanecer acima da média do período”, informa.

 

Conforme Côrtes, a indústria de energia do País fez altos investimentos na geração solar e eólica, portanto, tem plenas condições de atender à demanda da população mesmo se a seca atingir os reservatórios de água das hidrelétricas. Ele afirma, contudo, que o consumo de energia das pessoas aumentou consideravelmente no último ano a partir do uso intenso de aparelhos como ares condicionados, geladeiras e freezers para reduzir o impacto das ondas de calor, e isso pode acabar gerando problemas no fornecimento.

 

“Nossas linhas de transmissão não têm problemas estruturais significativos e dão conta do recado, mas o problema está nas distribuidoras regionais. Temos visto, aqui em São Paulo, vários locais com falta de energia, sem que isso esteja vinculado a questões climáticas, porque são questões estruturais das distribuidoras locais que não se prepararam para atender a essa demanda crescente, que já vem desde o início da primavera”, analisa.

 

Segundo o professor, diversas hidrelétricas já receberam a orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para manterem o nível dos reservatórios alto, ou seja, para que reduzam a geração de energia neste momento, com o intuito de terem água suficiente para suprir o período de estiagem, evitando assim a necessidade de recorrer a fontes de energias mais caras, como as das termelétricas.

 

Agricultura-De acordo com Pedro Luiz Côrtes, os impactos desse fenômenos vêm causando transtornos também no setor agrícola e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) já se manifestou preocupada com a quebra de safra no País, principalmente a de soja. Ele completa afirmando que uma série de produtores de milho teve que atrasar o plantio por causa da falta de chuvas e agora não está conseguindo realizar a colheita.

 

“Alguns agricultores reclamaram com o governo, que sinalizou com a possibilidade de um financiamento emergencial por conta dessa possibilidade de quebra de safra. Nós não conseguimos negociar com o clima, mas nós temos ferramentas para antecipar o que pode acontecer e nos prepararmos para essa eventualidade”, finaliza

 

Jornal da USP Foto Agencia Brasil




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21754625

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD