A primeira semana de abril deve seguir com chuva em boa parte do Norte e Nordeste. De acordo com a Climatempo, a combinação de umidade e a circulação de ventos também deve contribuir para a formação de áreas de instabilidade entre o norte de Minas Gerais, norte de Goiás e o Distrito Federal.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a primeira semana do mês indica que o Centro-Norte do Brasil deve registrar grandes acumulados de chuva, com valores superiores da 80 milímetros.
No início da semana, algumas cidades do Nordeste já foram atingidas por chuvas fortes. Entre a segunda (1º) e esta terça-feira (02), Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, registrou 82,6 milímetros de chuva, valor correspondente a 92% da média do município para o mês.
Já Salvador acumulou quase 110 milímetros no mesmo período, quarto maior valor diário para abril desde 1961.
De acordo com o instituto, além das altas temperaturas e da grande quantidade de umidade na atmosfera, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também tem grande influência no clima instável, especialmente no extremo norte do país.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é caracterizada pelo encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Inmet.
Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, explica que entre março e abril a ZCIT atinge a máxima aproximação da costa norte do Brasil, intensificando as chuvas nessa região.
Estados sob alerta
Com as chuvas intensas previstas para o Centro-Norte do país, o Inmet emitiu dois alertas de “perigo” por conta dos temporais.
O primeiro alerta abrange sete estados e o Distrito Federal:
O segundo alerta inclui boa parte dos estados do Nordeste:
Visitas: 21745767
Usuários Online: 1