Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

Placas de veículos poderão voltar a exibir a cidade e o estado de emplacamento, gerando novos custos para os condutores

Publicada em 20/04/2024 às 14:40hBlog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Placas de veículos poderão voltar a exibir a cidade e o estado de emplacamento, gerando novos custos para os condutores

As placas dos veículos brasileiros poderão voltar a ter o nome da cidade e do estado onde foram emplacadas em breve, gerando mais custos para os condutores. Os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram na última terça-feira (16) o projeto de lei (PL) 3.214/2023, que prevê a volta da informação sobre estado e cidade de registro nas placas dos veículos que circulam no Brasil.

 

A retirada das informações que agora poderão retornar é recente e gerou muita polêmica. A adoção do modelo de placa veicular do Mercosul – sem a identificação da cidade e estado – virou obrigatória para os novos emplacamentos em todo o País desde 2020.

 

Desde então, o modelo exige que a placa apresente a bandeira do país de origem, mas omitindo a cidade de registro do veículo. E as regras valem tanto para carros como para motocicletas. Para veículos usados, a PIV (placa de identificação veicular), substitui a placa cinza em casos específicos, como transferência de propriedade e mudança de estado ou de município.

 

Segundo informações da Agência Senado, o PL é de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC) e teve relatório favorável do senador Lucas Barreto (PSD-AP), indo agora para a . Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O PL altera, mais uma vez, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997).

 

O senador Esperidião Amin explicou à Agência Senado que a apresentação do projeto foi motivada pelo fato de as informações sobre a cidade e o estado de emplacamento do veículo facilitarem o trabalho de fiscalização das autoridades policiais e de trânsito. O senador observou que a matéria, por reforçar a segurança, recebeu apoio do governo federal.

 

“Em audiência, inclusive com a participação de representantes do Ministério da Justiça, eles manifestaram que o projeto vem ao encontro do interesse da segurança viária. As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, afirmou o senador.

 

E seguiu explicando que os proprietários não terão que pagar novamente para incluir as informações na placa porque a norma só entrará em vigor após um ano, caso seja sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

 

Blog PE Noticias

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21833442

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2025 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD