Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

1º de maio esvaziado de Lula aumenta pressão de petistas por mudanças na equipe

Publicada em 03/05/2024 às 10:12h - 7 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

1º de maio esvaziado de Lula aumenta pressão de petistas por mudanças na equipe

O esvaziado ato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com centrais sindicais, que reuniu apenas 2 mil pessoas em São Paulo em pleno 1º de Maio, provocou não apenas um mal-estar generalizado entre petistas como aumentou a pressão interna por mudanças no primeiro escalão no governo.

 

Depois de tomar bronca do próprio Lula, que disse que o ato foi “mal convocado”, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo entrou na mira de ataques de diversas alas do PT, especialmente da bancada do partido na Câmara dos Deputados.

 

O evento reuniu cerca de 1.635 pessoas, segundo o grupo de pesquisa “Monitor do debate político”, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, coordenado por Pablo Ortellado e Márcio Moretto.

 

Para os petistas, a avaliação é a de que Macêdo não poderia ter exposto Lula ao constrangimento do evento do Dia do Trabalhador sem povo, principalmente em um momento político em que o presidente da República enfrenta queda de popularidade e dificuldades na relação com o Parlamento.

 

“Ficamos mal na foto. Se fosse um regime parlamentarista, Lula já teria dissolvido o gabinete”, provoca um aliado do chefe do Executivo.

 

Na estrutura do governo, espera-se que a Secretaria-Geral desempenhe papel-chave na interlocução da administração lulista com os movimentos sociais, um dos pilares de sustentação popular do governo.

 

O próprio presidente vem cobrando constantemente o ministro, que promoveu dois atos no Palácio do Planalto com movimentos sociais no último mês.

 

No roteiro ideal traçado por parlamentares petistas, Macedo seria ejetado do Planalto e remanejado para a Fundação Perseu Abramo, braço acadêmico do PT, ou alguma estatal, enquanto o atual prefeito de Araraquara (SP) e ex-coordenador da campanha de Lula, Edinho Silva, assumiria a Secom de Lula, cargo que já ocupou durante o tumultuado governo Dilma Rousseff.

 

Até aqui, porém, o clamor dos petistas não tem reverberado em Lula. De acordo com auxiliares do presidente no Planalto, a pressão por uma reforma ministerial é maior no Congresso do que na Esplanada dos Ministérios, e o presidente não fará nenhuma mudança brusca até as eleições municipais.

 

Macedo estaria protegido por essa estratégia, pelo menos por enquanto. Mas, pelo discurso dos petistas com quem a equipe da coluna conversou, as críticas e ataques ao trabalho dele não devem parar e nem arrefecer tão cedo

 

Por Malu Gaspar/O Globo

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21747772

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD