Muita gente é fã do milho, e é no mês de junho que o cereal virá a estrela, tudo isso por causa das comemorações da festa de São João. No mês junino, seu consumo fica ainda mais intensificado com os pratos típicos da época, como canjica, pamonha, munguzá e bolos. O milho, que faz bastante sucesso na culinária por ser versátil, possui muito valor nutricional e é um aliado da saúde do corpo.
De acordo com a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Alyne Nunes, o São João serve para estimular e lembrar o quanto esse cereal é importante. “O milho é muita fonte de energia, de nutrição. Mas a cultura do milho é também fonte de matéria-prima importante na fabricação de alguns subprodutos em grandes indústrias, como as químicas, farmacêuticas, bebidas e até combustível. Além disso, também é importante na culinária do Nordeste, sendo é um dos símbolos da festa junina, por causa dos pratos típicos dessa celebração. O desenho representativo desse alimento também faz parte da decoração das festas e, todos os anos, está presente nas roupas de quem se veste a caráter”, comenta.
O grão de milho é fonte de vitaminas A e B, rico em minerais, como ferro, potássio, cálcio, que ajudam a fornecer energia e bem-estar. Além disso, possui altos níveis de antioxidante, que ajuda na manutenção da saúde dos olhos, estimulando a prevenção de doenças pelo fortalecimento do sistema imunológico. Suas propriedades também ajudam a baixar o nível de colesterol ruim, ainda melhora o trato gastrointestinal e auxilia no controle da glicemia.
Para quem deseja emagrecer, ele é um bom aliado. O milho de pipoca também ajuda o funcionamento do intestino por ser rico em fibras e minerais como fósforo, magnésio e zinco. “É preciso apenas cuidado na hora do preparo para aquelas pessoas que desejam emagrecer, afinal de contas, um alimento rico nutricionalmente, pode ficar muito calórico. Nesse caso, seria interessante evitar óleo de cozinha e manteiga. As pipoqueiras elétricas são uma das melhores opções para fazer esse passo a passo”.
Já o cuscuz, um dos pratos de milho mais consumidos em Pernambuco, pode ser uma excelente alternativa para aquelas pessoas que desejam evitar outros tipos de carboidratos. A versão nordestina é fácil de preparar, usando apenas a farinha do cereal, água e sal. Seu sabor é neutro e harmoniza bem com outros ingredientes, sendo eles doces ou salgados.
“Ele é uma excelente opção de carboidrato, mas ainda possui fibras e um pouco de proteína. Os flocos de milho, também possuem vitaminas A e B1, ácido fólico, ferro, magnésio, zinco, carotenóides, antioxidantes e bioativos. É uma data que merece ser celebrada por causa de todos esses benefícios”, finaliza Alyne Nunes
Visitas: 21746125
Usuários Online: 1