O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o “SOS Voto”, uma linha direta para que a população denuncie casos de desinformação relacionados às Eleições 2024. A partir do número 1491, cidadãos de todo o Brasil podem relatar, gratuitamente, mentiras e informações falsas que circulam nas redes sociais.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h. Com capacidade para atender até mil chamadas diárias, o atendimento é realizado por profissionais treinados pelo TSE. O “SOS Voto” integra o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) e é uma ferramenta auxiliar criada em parceria com a Anatel. As denúncias recebidas podem ser encaminhadas a órgãos como a Polícia Federal (PF), o Ministério Público ou os tribunais regionais eleitorais, caso sejam consideradas procedentes.
A iniciativa, idealizada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, quer aumentar a transparência no processo eleitoral, proporcionando um meio ágil e acessível para o combate às fake news.
Além de registrar denúncias, o “SOS Voto” orienta os cidadãos sobre como utilizar o Siade para relatar desinformação online. Segundo o Guia Básico de Enfrentamento à Desinformação do TSE, a desinformação inclui qualquer declaração baseada em informações incorretas ou distorcidas, que possa prejudicar a imagem das instituições eleitorais. A medida busca proteger o processo democrático, garantindo que a população tenha acesso a informações precisas e confiáveis
Blog do Carlos Britto
Visitas: 21744614
Usuários Online: 1