Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

É falsa a informação sobre uso do comprovante de voto como prova de vida, esclarece INSS

Publicada em 17/09/2024 às 20:35hBlog do Edenevaldo Alves

Link da Notícia:
Compartilhe
   

É falsa a informação sobre uso do comprovante de voto como prova de vida, esclarece INSS

Uma mensagem que circula nas redes sociais informando que aposentados e pensionistas do INSS poderão utilizar o comprovante de voto como prova de vida é falsa. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou uma nota oficial para desmentir o boato e prestar esclarecimentos.

 

De acordo com o comunicado, o cruzamento de dados entre o INSS e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que facilitaria a prova de vida por meio da base eleitoral, está previsto na Portaria PRES/INSS Nº 1.408/2022. No entanto, o governo anterior não desenvolveu a tecnologia necessária para viabilizar essa integração de dados. O INSS informou que a ferramenta está em fase de desenvolvimento, e a expectativa é que, após as eleições de outubro, a base de dados do TSE esteja atualizada para tornar essa medida mais eficaz.

 

Enquanto a tecnologia não está disponível, não é possível realizar a prova de vida usando o comprovante de votação. O INSS garantiu que, assim que houver avanços, informará os beneficiários.

 

Ainda conforme a nota, os benefícios não serão suspensos por falta de prova de vida até o dia 31 de dezembro de 2024, conforme a Portaria nº 723 do Ministério da Previdência Social, publicada em 8 de março.

 

Confira nota na íntegra:

“O informativo que está sendo distribuído citando “prova de vida” não foi feito pelo INSS. No entanto, o INSS esclarece que o cruzamento de dados está previsto na normativa de 2022 (PORTARIA PRES/INSS Nº 1.408, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2022). Apesar da previsão, o governo anterior não estruturou a ferramenta tecnológica que permitisse esse cruzamento de dados com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

O que efetivamente está em andamento no INSS: a ferramenta está em desenvolvimento. Ela permitirá esse cruzamento de dados com o TSE e, com a eleição em outubro, a base de dados do tribunal estará atualizada tornando a medida mais eficaz. Portanto, não há prova de vida sendo realizada com base nos dados do TSE. Tão logo o INSS tenha avanços nessa questão informará aos usuários.

 

Além disso, a suspensão de benefício por falta de prova de vida está suspensa até 31 de dezembro de 2024, conforme a Portaria nº 723, do Ministério da Previdência Social, publicada em 8 de março.”

 

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21833419

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2025 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD