Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

"Pé-de-meia da licenciatura" pagará mais de R$ 500 por mês a universitários e Enem será critério

Publicada em 01/11/2024 às 20:29h - 28 visualizações Diário do Nordeste

Link da Notícia:
Compartilhe
   

O ministro da Educação, Camilo Santana, informou nesta sexta-feira (1º) que o Ministério da Educação (MEC) pagará bolsa de mais R$500 mensais no chamado 'Pé-de-Meia licenciatura' aos universitários que ingressarem no ensino superior para serem professores no Brasil. 

 

O anúncio ocorreu em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, em meio à Reunião Mundial sobre a Educação 2024 (Global Education Meeting – GEM). Esse e outros benefícios voltadas ao magistério, ressaltou Camilo, deverão ser anunciados oficialmente pelo presidente Lula ainda este mês. Nesta semana, Camilo havia anunciado a criação desse benefício, mas ainda não tinha mencionado o valor

 

A ideia, segundo Camilo, é que no próximo Enem os alunos que optarem por fazer licenciaturas já saibam que poderão contar com a bolsa. 

 

“Vai ser apresentado esse ano para começar no próximo ano. Porque a gente quer ver se a gente consegue usar o Enem agora. A gente já quer que o aluno do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já saiba que ele vai receber uma bolsa se ele escolher a licenciatura. Ele já vai entrar na universidade com uma bolsa paga pelo governo. É uma forma de estimular”, reforçou. 

 

Além da bolsa, informa o ministro, o universitário também terá uma poupança, a exemplo do Pé-de-Meia do Ensino Médio em curso no Brasil. “Quando ele for escolher o curso que vai fazer, ele vai poder pensar que se for pra licenciatura, ele já vai receber uma bolsa”, reiterou. 

 

O critério de seleção para recebimento do benefício será a nota do Enem. Questionado pela imprensa se haverá recorte de renda, o ministro disse que, até o momento, a avaliação do Governo é que o valor seja pago independentemente da renda do ingressante. “Isso é uma experiência que vários países já fizeram. O mundo inteiro está preocupado com isso”, acrescentou Camilo.  

 

No Ensino Médio, o Pé-de-Meia é um incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes de baixa renda. O benefício funciona como uma poupança destinada a promover a permanência e a conclusão escolar nessa etapa de ensino

 

'Mais professores'

Sem detalhar a ação, o ministro também disse à imprensa que o MEC está desenhando uma iniciativa semelhante ao Mais Médicos, mas na área da educação. Segundo ele o “Mais Professores” consistirá em remunerar melhor professores que aceitem ser lotados em áreas mais remotas e com mais dificuldade de permanência de profissionais do magistério.  

 

“É uma espécie de Mais Professores semelhante à lógica do Mais Médicos. Receber um plus no salário para ir para escolas que não tenham professores”, completou

 

Enade poderá ser usado para Concurso Unificado, diz Camilo

Durante a coletiva de imprensa, o ministro também antecipou que o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) pode ser o critério utilizado para a seleção do concurso unificado para professores. Não foram apresentados mais detalhes sobre a medida, que deve ser anunciada formalmente pelo Governo Federal em novembro.

 

“Ainda vamos definir o formato dessa seleção, de uma seleção unificada. E uma das propostas é o uso do Enade para ser a prova de seleção das licenciaturas em todo o Brasil”, disse.

 

Similar ao Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que é conhecido como “Enem dos Concursos”, o certame voltado para docentes foi antecipado por Camilo Santana na última quarta-feira (30). Ambas as declarações foram dadas à imprensa em eventos que compõem a programação da Semana Ceará: Centro Global da Educação.

 

Desde a última terça-feira (29), ministros, autoridades e outros atores ligados à Educação reuniram-se em reuniões técnicas e ministeriais do Grupo de Trabalho de Educação do G20 e na Reunião Mundial sobre a Educação 2024. Um tema debatido entre representantes de membros do G20 é o déficit de professores em todo o mundo.

 

Em entrevista, Camilo afirmou que seria necessário ter 50 milhões de novos professores para atender a universalização da educação básica em todo o Mundo, conforme um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21754546

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD