Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

Ministério da Saúde alerta prefeitos e governadores para o aumento de casos de dengue e Chikungunya

Publicada em 07/01/2025 às 10:56h - 8 visualizações RedeGN

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Ministério da Saúde alerta prefeitos e governadores para o aumento de casos de dengue e Chikungunya

No Brasil, o Ministério da Saúde fez um alerta a prefeitos e governadores para o aumento de casos de dengue e chikungunya. Agentes saem em grupo para encontrar possíveis focos do mosquito. A aposentada Maria Alice Godoy liberou a casa. Depois de pegar dengue três vezes, ela sabe a importância da fiscalização.

 

"Se eu não cuido aqui, fatalmente eu estou comprometendo a minha vizinhança. Eu acho que o papel da gente aqui é fazer isso com todos. É um auxiliar o outro”, diz.
A fiscalização é de porta em porta. Um cuidado necessário. O ano de 2024 fechou com 6,6 milhões de casos de pessoas com dengue e 6 mil mortes. E o Ministério da Saúde já trabalha com um possível agravamento desse quadro nos primeiros meses de 2025. A projeção é mais preocupante para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná.

 

O ministério alerta ainda para o aumento da circulação no país inteiro da variante, o sorotipo 3 da dengue. Os sorotipos mais comuns são o 1, seguido do 2. A circulação do tipo 3 pode elevar os casos, já que boa parte da população não possui essa imunidade

 

Estados e municípios devem ficar atentos. Os casos suspeitos devem ser notificados imediatamente. Óbitos suspeitos, investigados com prioridade. Horários de atendimento em postos e hospitais, ampliados. E priorizada a capacitação profissional e a vacinação de crianças e adolescentes.

 

"Cabe aos estados e municípios, principalmente, fazer essa vacinação, chamar, fazer ações mais focalizadas, onde estão tendo mais casos, para chamar essas crianças e adolescentes para vacinação”, afirma Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

 

O infectologista Antônio Bandeira diz que a prioridade agora deve ser mesmo evitar os focos:

"É colocar os municípios para trabalharem a sua casa. Então, assim, os municípios têm que vasculhar as casas, tem que ver onde tem casos de crescimento de Aedes aegypti, limpar o lixo, colocar aqueles larvicidas para matar as larvas do Aedes aegypti. Então, isso é fundamental, esse trabalho”, afirma Antônio Bandeira , consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

 

 

jornal Nacional Foto Agencia Brasil Jose Cruz




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21789522

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2025 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD