Pesquisa PoderData realizada nesta semana (27-29 de setembro) mostra que o ex-presidente Lula (PT) é o nome com mais potencial de voto na disputa para a Presidência da República em 2022, nas próximas eleições: 60% dizem que consideram ou têm certeza de que vão votar no petista. Depois dele, vêm Ciro Gomes (46%), João Doria (44%) e o atual presidente Jair Bolsonaro (41%). Foram testados 6 nomes no cenário, de pré-candidatos a potenciais, como o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais. O PoderData questiona os entrevistados sobre cada 1 dos candidatos, separadamente. Eles podem responder se consideram cada 1 dos nomes como o único em quem votariam, como alguém em quem poderiam votar ou como 1 candidato em quem não votariam de jeito nenhum.
O potencial de voto corresponde à soma do grupo que considera o pré-candidato como única possibilidade de voto com o que cogita a possibilidade de votar nele. Nesse quesito, Lula avançou 5 pontos percentuais em 1 mês. Também aumentaram os seus respectivos percentuais João Doria (+4 p.p.) e Jair Bolsonaro (+6 p.p.).
A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 451 municípios nas 27 unidades da Federação de 27 a 29 de setembro de 2021. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Rodrigo Pacheco rejeitado por 64%
O presidente do Senado registrou o maior nível de rejeição dos nomes testados pelo PoderData ?possivelmente por não ser conhecido nacionalmente. O congressista mineiro é cobiçado por partidos para disputar o pleito nacional em 2022. É seguido por Bolsonaro (56%), Doria (54%), Leite (52%) e Ciro (50%).
Potencial de voto detalhado
O ex-presidente Lula é o pré-candidato com mais eleitores convictos. São 37% os que afirmam que o petista é o único em quem votariam. Em seguida está Bolsonaro, com 28% ?percentual similar à taxa (25%) dos que avaliam positivamente o trabalho do atual ocupante do Planalto
Poder360
Visitas: 21745155
Usuários Online: 1