Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

Sete em cada 10 educadores dizem que estudantes estão mais agressivos após pico da pandemia, diz pesquisa

Publicada em 23/08/2022 às 08:36h - 11 visualizações Rede GN

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Sete em cada 10 educadores dizem que estudantes estão mais agressivos após pico da pandemia, diz pesquisa

Profissionais da educação constataram um aumento da violência nas escolas, com o retorno das aulas presenciais. Dentro de uma escola de Petrópolis, Região Serrana do Rio de  Janeiro, tinha um grupo que não sabia brincar. Inventaram de fazer perguntas a um aluno da sala e, cada vez que ele errava, sofria uma agressão.

 

“Ele levou três socos. O primeiro foi dentro de sala de aula, o segundo foi no intervalo do recreio e o terceiro foi no ponto de ônibus, vindo para casa”, relata a mãe da vítima. O adolescente perdeu um dos testículos e enfrenta uma depressão. Uma professora de São Paulo também conta histórias de violência.

 

“Aconteceu que uma criança, eu fui impedi-la de subir na mesa, que já não é adequado, aí ela cuspiu no meu rosto. A escola está com um problema social grande, está com um problema emocional grande, colegas adoecendo”, conta a professora que foi vítima de violência.

 

Em uma pesquisa com mais de 5 mil entrevistas em todo o país, sete em cada 10 educadores dizem que a violência aumentou na reabertura das escolas depois do período mais crítico da pandemia e que os alunos estão mais agressivos entre si.

 

O resultado é o mesmo nas redes pública e privada, no centro e na periferia das cidades, em todas as regiões do país. Os educadores sentem que no tempo de escolas fechadas, uma parte das crianças e dos adolescentes desaprendeu o convívio social. Está mais difícil respeitar regras, ouvir, controlar as emoções.

 

“Eles primeiro tiveram que lidar com uma situação de isolamento e agora precisam lidar com a situação de volta ao convívio social. Então esse momento de volta também é um momento difícil assim como o momento de se isolar foi difícil”, explica a diretora da Associação Nova Escola, Ana Ligia Scachetti.
Segundo os educadores ouvidos na pesquisa, a maior agressividade é consequência de: doenças psicológicas, famílias vulneráveis, falta de socialização, falta de ações disciplinares e influência da região onde os alunos moram ou de onde está a escola.

 

A solução pode vir dos alunos.

 

Uma escola pública da Zona Sul de São Paulo tem uma comissão de mediadores. As crianças aprendem a lidar com as diferenças e a pensar antes de reagir.

 

“É fundamental o conflito, sem o conflito não tem como eu trabalhar uma forma de eles conhecerem outras formas de se relacionar através do respeito”, diz a professora Karina Moura de Medeiros.
Em Jacareí, no interior paulista, a diretora se fantasia para entrar na sala de aula. Ela quer que as crianças reaprendam a brincar.

 

“Nada melhor do que a alegria, a leveza, a descontração para ajudar as nossas crianças a enfrentar as suas emoções, os seus medos, as suas frustrações. Então a gente faz esse resgate da música, da brincadeira, do lúdico, e traz para dentro da sala de aula que automaticamente vai para fora da sala de aula, vai dentro da casa das crianças”, explica a diretora Ana Cristina Monteiro Leite.

 

Jornal Nacional e Folha S.Paulo

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21754917

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD