Uma pesquisa feita pelo site Reclame Aqui, plataforma de reclamações e avaliação de empresas no atendimento e oferta ao consumidor, indica queda na adesão do público brasileiro à Black Friday em 2022. A data é a maior do varejo no ano, prevista para sexta-feira (25).
O levantamento consultou 13.700 usuários do Reclame Aqui de 11 a 13 de novembro. A maioria (75,8%) já disse ter feito compras na Black Friday em anos anteriores, mas 56,7% não pretendem reaproveitar o período para gastar novamente, ante 53% em 2021.
Apesar de a falta de dinheiro e preocupações com o endividamento representarem 26,3% das justificativas para a decisão, o principal motivo é a descrença do consumidor com a oferta de promoções “de verdade” no período, presente em 49% das respostas.
Entre os entrevistados, 20,8% cita a impressão de que as ofertas são “maquiadas”, e outros 19,5% afirmam “não confiar” nas promoções. No Brasil, a descrença com a data popularizou-se no termo “Black Fraude”.
A pesquisa, entretanto, identificou um aumento na intenção de compra entre quem pretende adquirir produtos na data, com 30% afirmando ter a intenção de gastar de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00 –no ano passado, eram 16,6%. Já 30,3% dizem ter a intenção de desembolsar valores acima de R$ 3.000,00.
As principais linhas de produtos miradas pelos consumidores são eletrônicos (17,4%), roupas e calçados (16,9%), eletroportáteis (12,3%), eletrodomésticos (8,4%), smartphones (7,9%) e móveis e decoração (7%).
A compra diretamente no site das marcas ainda representa a forma preferida (36,2%) dos consumidores, mas a intenção de retornar presencialmente às lojas presenciais registrou aumento: agora, são 11,2%, ante 8,9% em 2021
Visitas: 21746807
Usuários Online: 1