O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Boa Vista neste sábado (21) para anunciar medidas para enfrentar a crise sanitária na Saúde Yanomami, principalmente frente aos casos de desnutrição grave entre crianças na reserva indígena, que é maior do país.
Lula chegou às 9h49 Base Aérea de Boa Vista. A grave situação de desassistência na saúde Yanomami fez com que o Ministério da Saúde declarasse emergência de saúde pública na noite dessa sexta-feira (20).
Da Base, ele e a comitiva de ministros - incluindo Saúde e Povos Indígenas, foram para a Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami, na zona Rural de Boa Vista, onde foi recepcionado por indígenas que entoaram cantos ao vê-lo. Além disso, alguns seguram cartazes com pedidos de ajuda, como "Vidas indígenas importam" e "fora garimpo".
No Twitter, ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a situação na reserva Yanomami, maior do Brasil é grave.
"A situação é grave em território Yanomami. O Ministério da Saúde registrou 3 óbitos de crianças entre 24 e 27/12 e 11.530 casos de malária no último ano. Diante disso, embarcamos para Roraima, em comitiva com o presidente Lula e a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara", publicou ela
g1 Roraima Foto reprodução Foto: Condisi-YY/Divulgação
Visitas: 21745077
Usuários Online: 1