Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

Apesar da promessa de Lula, piso da enfermagem segue com futuro incerto

Publicada em 16/02/2023 às 20:43h - 10 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Apesar da promessa de Lula, piso da enfermagem segue com futuro incerto

Suspenso desde setembro de 2022 por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o piso da enfermagem segue sem data para começar a ser pago. O Ministério da Saúde realizou na última terça-feira (14) uma reunião para dialogar com entidades que representam a categoria e mostrar os esforços do governo federal para implementar o piso, mas não expôs nenhum cronograma de quando o pagamento mínimo será implementado.

 

Antes da reunião no Ministério da Saúde, também na terça-feira, o presidente Lula chegou a declarar que se comprometia com o pagamento do piso. Ele afirmou que era “uma questão de tempo” até que o governo conseguisse atender aos requisitos para pagar os valores.

 

Medida provisória

Na reunião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que a pasta enviou para a Casa Civil o texto de uma Medida Provisória (MP) para destravar o piso. Um grupo de trabalho interministerial composto pela Casa Civil, os ministérios da Saúde, Fazenda e Planejamento, e a Advocacia-Geral da União (AGU) foi implementado no início da semana para agilizar a edição da minuta final que deverá ser enviada ao Congresso Nacional.

 

A MP tratará da operacionalização dos recursos previstos na Emenda Constitucional 127, aprovada no final do ano passado e que permite uso de recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para custear o piso no setor público e para entidades filantrópicas.

 

Presente na reunião, o deputado Célio Studart (PSD-CE), presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Enfermagem na legislatura passada, afirmou que o governo federal poderá apresentar duas MPs para tratar do tema de uma “forma mais completa”.

 

Uma nova reunião do GT interministerial deverá ser realizada para a finalização das minutas e para a Casa Civil definir como será a tramitação. Na avaliação do deputado, a reunião dessa terça foi um aceno de conversa do governo federal com as entidades da categoria, mas não trouxe o “anúncio de algo novo” e a situação ainda “não é a ideal”.

 

“Não foi definido data, não foi exposto nenhum cronograma específico sobre essa reunião ou sobre o envio. E isso deixou um pouco a categoria sem uma resposta nesse sentido. A gente sabe o que vai acontecer, está caminhando, mas não têm datas específicas sobre isso, enquanto a categoria já tem data para greve”, afirmou o deputado ao Congresso em Foco. A categoria planeja entrar de greve a partir de 10 de março caso o piso salarial não comece a ser pago.

 

O encontro ocorreu após milhares de profissionais de enfermagem protestaram por todo o país exigindo o cumprimento do piso salarial. No mesmo dia, o presidente Lula (PT) se comprometeu em pagar o piso da categoria. “Vocês podem ter tranquilidade, que nós vamos resolver o problema de vocês. Nós estamos apenas tentando harmonizar o salário das enfermeiras com a questão das pequenas cidades e com as santas casas. Mas podem ficar certos que eu terei o maior prazer de convidar as enfermeiras e enfermeiros do Brasil, e dizer ‘está resolvido o problema de vocês’”.

 

Em nota divulgada à imprensa, a Confederação nacional de Municípios (CNM) afirmou que os entes locais não estão sendo incluídos nos debates sobre o financiamento do piso salarial. A confederação estima que o piso salarial traria um impacto de R$ 10,5 bilhões para os municípios, que são responsáveis pela vinculação de 42% dos profissionais de enfermagem.

 

Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a MP para operacionalizar o uso dos recursos da Emenda Constitucional 127 não será suficiente para custear o piso da categoria, uma vez que é uma “medida temporária e incerta”. “A previsão de recursos vai até 2027, sujeita a superávit dos fundos, e não há fonte de financiamento a partir de 2028”, destacou Ziulkoski

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21754216

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD