Após o acontecimento trágico do ataque a uma creche em Blumenau, Santa Catarina, que resultou na morte de quatro crianças, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) decidiu acelerar as ações de combate à violência nas escolas. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, tais ações já vinham sendo desenvolvidas, devido aos casos de ataques recorrentes a instituições de ensino.
Entre os atos imediatos, está o fortalecimento da ronda escolar e a criação de um grupo emergencial de monitoramento virtual, com 50 policiais atuando exclusivamente contra ameaças feitas em redes sociais, que têm se espalhado. Para isto, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o governo destinará, inicialmente, R$ 150 milhões em recursos aos estados e municípios, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), para apoio às polícias militares e guardas municipais.
“Com isso, temos uma dimensão emergencial, de fortalecer o trabalho dos Estados e municípios no que se refere às rondas escolares e, ao mesmo tempo, de fortalecer o trabalho do Sistema Nacional de Segurança Pública no que se refere a postagens virtuais que, infelizmente, estão se alastrando. São medidas práticas”, declarou Dino. (Fonte: BR-104)