Brasil terá recorde na produção de grãos para a safra 2022/23, segundo o 8º Levantamento de Safra de Grãos, divulgado nesta quinta-feira (11), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa é de 313,9 milhões de toneladas, com volume 15,2% maior do que o registrado na safra anterior (2021/22), percentual que decorre de um acréscimo de 41,4 milhões de toneladas.
De acordo com a Conab, o desempenho médio estimado também deverá ser recorde, com 4.048 quilos por hectare. O total de área utilizada para a produção aumentou 4%, podendo chegar a 77,5 milhões de hectares.
O gerente de Acompanhamento de Safras, Fabiano Vasconcellos, explica que “esse rendimento é atingido mesmo em um ano-safra sob influência do fenômeno climático La Niña, sobretudo no início da safra, mas em menor escala. Se compararmos com safra passada, o clima adverso teve impacto no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e parte do Mato Grosso do Sul. Já neste ciclo os efeitos foram mais concentrados no estado gaúcho”.
Por Juliana Sátiro
Miséria.com.br
Visitas: 21748454
Usuários Online: 1