Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

Governo Lula recicla programas, mas novas apostas miram eleitorado da classe média

Nomes de programas de gestões petistas como o Bolsa Família e o Luz Para Todos voltam com a estratégia de reforçar "legado" petista, diz Pimenta

Publicada em 07/08/2023 às 10:25h - 7 visualizações Folha de Pernambuco

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Governo Lula recicla programas, mas novas apostas miram eleitorado da classe média

Desde o começo de seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já reciclou ao menos quatro programas de seus governos passados, todos voltados para a baixa renda. O último foi o Luz para Todos, relançado na sexta-feira.



Antes, ele já havia anunciado a volta do Bolsa Família, do Mais Médicos e do Farmácia Popular e há ainda a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), batizado como Novo PAC, prevista para esta sexta-feira

 

A tática para as novas marcas, no entanto, é outra. Projetos como o Desenrola, de renegociação de dívidas, e o Voa, Brasil, para a compra de passagens aéreas, miram também a classe média.

 

Para o sociólogo Carlos Lavareda, que atuou como consultor de opinião pública e comunicação dos dois governos do Fernando Henrique, a tática de Lula de segmentação das políticas públicas é bem objetiva.

 

— Por um lado, com a retomada de programas sociais que deram certo, Lula quer contemplar o eleitorado da última eleição cumprindo promessas. São ações voltadas para quem ganha entre zero e dois salários mínimos, faixa de renda em que ele foi vitorioso. Por outro, com ações como o Voa, Brasil, ele conquista a simpatia da população e atinge várias classes, principalmente do grupo que ganha de dois a cinco salários. Com isso, Lula já alcançou mais de 70% do eleitorado do país — avalia Lavareda.

 

O ministro das Comunicações de Lula, Paulo Pimenta, confirmou a existência de uma estratégia voltada para o grupo de eleitores que ganham até dois salários, com o ensino fundamental completo ou incompleto, que garantiram a eleição do petista. Ele aponta a comunicação com a população como um dos principais pontos para respaldar a opção do governo de reeditar programas antigos em vez de criar novos

 

— Nós fizemos pesquisas e identificamos que muito do apoio do presidente se deve a uma ideia de legado. Os projetos que relançamos possuem marcas fortes no imaginário das pessoas, tanto que o antigo governo (de Jair Bolsonaro) tentou mudar os nomes, mas nunca pegou. Marcas hoje são muito valiosas e difíceis de criar, é um desafio até mesmo no mercado publicitário privado. Por isso, no que foi possível, mantivemos as que já tínhamos — explicou o ministro ao Globo.

 

O marqueteiro Paulo Vasconcelos, que atuou na campanha de reeleição do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), destaca a importância da comunicação para a consolidação das marcas dentro dos governos, que facilitam a adesão da informação pela população:

 

— O maior desafio de qualquer marca é instalar na cabeça do consumidor a ideia de benefício de seu produto, que o faz voltar a comprar. Em política é a mesma coisa. Vimos uma eleição onde programas como Minha Casa, Minha Vida e Luz para Todos tinham deixado registros na cabeça das pessoas.

 

A necessidade de estratégias segmentadas para os diferentes grupos eleitorais foi identificada pelo governo ainda no primeiro trimestre, após análise de pelo menos sete pesquisas de opinião sobre o desempenho do governo. Vem desse período o anúncio das primeiras reedições de programas sociais das gestões anteriores, que vieram acompanhados de novos benefícios para os brasileiros com menor renda

 

A primeira marca retomada foi o Minha Casa, Minha Vida, ainda em fevereiro, que no governo Bolsonaro tinha sido renomeada de “Casa Verde Amarela”. Ao retomar o programa, Lula elevou o subsídio do FGTS às famílias de menor renda e criou diferentes taxas de juros para o parcelamento, que para famílias com renda de até R$ 2 mil é de 4% ao ano nas regiões Norte e Nordeste e de 4,5%, nas demais localidades do país. O Nordeste, região onde Lula teve o melhor desemprenho na última eleição, também conta com o maior número de pessoas beneficiadas pelo programa Luz Para Todos.

 

O governo Lula recuperou ainda o nome do programa Bolsa Família, relançado em março, que no último governo tinha se tornado Auxílio Brasil e foi a aposta de Bolsonaro para tentar a reeleição. O ex-presidente, além de rebatizar e reformular os programas de Lula, é atrelado a criação do Pix.

 

Lula retomou também o programa Farmácia Popular, criado em 2004 para garantir o acesso gratuito ou com desconto a medicamentos, e o Mais Médicos, lançado em 2013, na gestão de sua sucessora Dilma Rousseff. A ex-presidente também tinha outras marcas fortes de sua gestão, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ciência sem Fronteiras, para incentivar a formação acadêmica para brasileiros no exterior, e chegou a ser conhecida como “mãe do PAC” por sua atuação na Casa Civil de Lula.

 

O ex-presidente Michel Temer (MDB), que ocupou a Presidência de agosto de 2016 até dezembro de 2018, criou programas sociais como Criança Feliz, o Progredir, o Estratégia Amigo da Pessoa Idosa e o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade do INSS. As marcas, no entanto, não são conhecidas pelos brasileiros. Caso diferente é o de FHC, constantemente lembrado pela criação de marcas como o Bolsa Escola, programa tido como precursor do Bolsa Família, e o Plano Real — conjunto de medidas econômicas implementadas em 1994, no governo de Itamar Franco, mas associadas ao tucano que à época era o ministro da Fazenda

 

As novas marcas Desenrola Brasil e Voa, Brasil têm propostas que ampliam o perfil assistencialista dos projetos sociais reciclados dos primeiros dois governos de Lula, alcançando a classe média, por exemplo. O primeiro, que segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já desnegativou 3,5 milhões de pessoas que tinham dívidas de até RS 100 reais, oferece a renegociação de dívidas para pessoas que ganham até R$ 20 mil. O Voa, Brasil, de acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, vai oferecer passagens a R$ 200 por um aplicativo que está sendo desenvolvido pelo governo federal em parceria com as companhias aéreas.

 

Na próxima sexta-feira, o governo relança o Programa de Aceleração, focada na retomada de obras paradas em seis eixos principais: transportes (rodovias, ferrovias, porto, aeroportos e hidrovias); infraestrutura urbana (Minha Casa Minha Vida, financiamento habitacional e urbanização); equipamentos sociais (educação e saúde); abastecimento de água, incluindo o esgotamento sanitário; comunicações; e energia (geração, transmissão, distribuição, petróleo e gás).

 

O cientista político da UFRJ e Coordenador do Observatório Político e Eleitoral (OPEL) Josué Medeiros pontua que o governo Lula ainda está no início, o que facilita a reedição de programas que já deram certo e só precisam ser reestruturados. Ele prevê ainda que, nos próximos anos, Lula terá que criar ainda mais novas marcas para se fortalecer visando a eleição de 2026.

 

— A última eleição foi apresentada como uma proposta de retomada, já que Lula se apresentava como uma oposição e teve a memória como referência. Mas para 2026, a narrativa atual será insuficiente em uma eventual reeleição e o governo terá que criar novas marcas — avalia

 

 

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21746460

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD