Com o apoio da maioria das bancadas, o texto-base da chamada minirreforma eleitoral, parte do pacote que visa afrouxar a legislação e beneficiar partidos e políticos, foi aprovado nesta quarta-feira (13) pela Câmara dos Deputados por 367 votos a 86.
Apenas PSOL, Rede e Novo foram contra a proposta. O bloco partidário que reúne MDB, PSD, Republicanos e Podemos liberou a bancada para que os deputados votassem como quisessem. Os demais partidos orientaram seus parlamentares a apoiar o texto.
Veja aqui como votaram partidos e deputados
Os dois projetos que compõem a minirreforma fazem parte de uma ofensiva mais ampla de mudanças eleitorais com apoio da direita, esquerda e centrão. O pacote inclui também as Proposta de Emenda à Constituição (PECs) da Anistia e das Mulheres.
Impulsionadas pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), as propostas flexibilizam as leis de cota para negros e mulheres, enfraquecem as leis da Ficha Limpa e a da Improbidade e enxugam o tempo de inelegibilidade de candidatos, além de reduzir a transparência do processo eleitoral, entre outros pontos.
Os destaques que podem mudar trechos do texto serão votados ainda nesta quinta-feira (14). Depois da Câmara, a proposta ainda terá que passar pelo Senado antes de ser submetida à sanção do presidente Lula (PT)
Folha de S.Paulo
Visitas: 21744097
Usuários Online: 1