Onças, Araras e tucanos estão abrilhantando o semiárido do Rio Grande do Norte. O motivo? As Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, distante 282 km da capital potiguar, Natal, são as responsáveis por criar os uniformes que a delegação brasileira vai usar nas Olimpíadas de Paris.
Cerca de 80 mulheres estão participando do projeto que tem como inspiração a fauna e a flora brasileira. Os bordados estarão nas costas de jaquetas jeans, tecido criado na França nos anos 1800. O uniforme ainda será composto por uma saia midi branca para as mulheres, calça branca para os homens e camisetas verdes, azuis e amarelas com listras breton, também tradição francesa. De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil, todas as peças são feitas com materiais reciclados.
“O segredo do bordado é o amor. Arte que passa de geração em geração. Porque aprendemos o bordado com as nossas mães. É uma tradição. É uma terapia. A nossa força está nesse bordado, nesse uniforme", comentou a bordadeira Salmira de Araújo, de 68 anos.
A abertura oficial dos Jogos de Paris está prevista para o dia 26 de julho. A energia das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas também estará abrilhantando o desfile dos atletas, marcado para ocorrer no Rio Sena
Por Cícero Dantas
Miséria.com.br
Visitas: 21744313
Usuários Online: 1