A Bacia Cultural Sócio Biodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade é candidata a Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Esse é um passo importante para a Região receber a chancela de Patrimônio Mundial Misto - que possui valor tanto natural quanto cultural.
O Sistema Fecomércio Ceará encabeça a campanha em favor da Chapada do Araripe. De acordo com a instituição, para buscar esse reconhecimento, foram realizadas ações e projetos de incentivo à cultura no Cariri, além de quatro Seminários de Patrimônio dentro das suas ações programáticas.
Para o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, além da importância desse reconhecimento para o campo cultural, essa chancela estabelece um compromisso internacional de preservação e proteção da região, possibilitando a perspectiva de desenvolvimento econômico, de turismo social e sustentável.
“A Chapada do Araripe consta na lista oficial para concorrer a Patrimônio Mundial, então agora é uma realidade, e acreditamos que já, já, teremos essa grande chancela. Agradeço a Fundação Casa Grande, o Governo do Estado, o Ministério da Cultura, o Iphan, a toda a população do Cariri, as universidades, tanto a Universidade Regional do Cariri, como a de Universidade de Coimbra, que também participaram deste processo, desta luta e desta conquista que é de todos nós”, ressaltou Gastão.
Para inclusão na Lista Indicativa da Unesco, a candidatura deve apresentar uma descrição do local com a justificativa do Valor Universal Excepcional, atendendo a pelo menos um dos 10 critérios previstos. A candidatura da Chapada atendeu três critérios.
Além do Cariri cearense, a Chapada do Araripe está localizada nos estados de Pernambuco e Piauí. Ela abriga bens geológicos que remontam a 180 milhões de anos, assim como a memória de formação geológica da terra e registros arqueológicos da presença humana na pré-história
Visitas: 21747842
Usuários Online: 1