Até o dia 08 de junho, a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda-CE, será palco para o V Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio Mundial dá Humanidade.
Reunindo especialistas, pesquisadores, gestores públicos, líderes políticos, universidades, acadêmicos e entusiastas do Brasil e de outras partes do mundo, nesta edição, o evento enfatiza a importância da gestão participativa dos territórios culturais, com foco no projeto museus orgânicos.
As gravuras rupestres do Sítio Lajedo Preto do Sertão do Araripe pernambucano marcam a identidade visual desta edição
Para o gerente de cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, o Seminário representa uma oportunidade importante para a troca de conhecimento em apoio ao tema. “Neste encontro, abordaremos a relevância da gestão colaborativa do patrimônio cultural e sua sociobiodiversidade, com destaque para as ações de conservação e progresso executadas no projeto Museus Orgânicos aqui no Ceará e Pernambuco. Teremos quatro dias imersos em uma programação dinâmica, incluindo painéis, debates e apresentações culturais, além da participação dos mestres da cultura popular desses museus vivos”, destaca.
Em fevereiro deste ano, a Chapada do Araripe entrou oficialmente na lista indicativa brasileira de bens que tem potencialidade para o reconhecimento como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inscrição na lista é a etapa primordial e obrigatória para qualquer bem, seja cultural ou natural, iniciar um processo de reconhecimento como Patrimônio Mundial. A Chapada concorre com a proposta de um bem misto (natural e cultural).
Sobre a inclusão na lista e a realização de mais uma edição do Seminário, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, parabeniza o esforço conjunto em torno desse processo. “Receber o reconhecimento como Patrimônio Mundial Misto terá impacto significativo em diversas aspectos. Ganharemos com a preservação do meio ambiente, da cultura, das tradições locais, do folclore e da gastronomia, não tenho dúvidas que essa conquista será um grande marco para todas as regiões abraçadas pela Chapada”, pontuou.
A Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes realiza a abertura do evento na quarta-feira, dia 5, às 10h da manhã. Também participam do momento a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra; a secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela; a secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque; a secretária do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ceará, Vilma Freire; a diretora do Memorial do Homem Kariri, Anna Beatriz; o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida; o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Kleber Oliveira; e o vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo.
Na manhã de quarta-feira, às 11h, acontece a Conferência sobre Gestão Participativa do Território Cultural. O evento contará com a presença de Conceição Lopes, Coordenadora do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciência do Patrimônio da Universidade de Coimbra, Portugal e Consultora Científica do Dossiê para tornar a Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade; Alemberg Quindins, Gestor Cultural e fundador da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri; além de Fabiano Piúba, Secretário de Formação Artística, Livro e Leitura do Ministério da Cultura.
No dia 06, acontece a palestra “Atuação das Organizações Sociais no Fortalecimento do Patrimônio Cultural da Chapada do Araripe”. O painel contará com a presença da diretora presidente do Dragão do Mar, Raquel Gadelha e do diretor presidente do Instituto Mirante de Cultura e Arte, Tiago Santana. A mediação ficará por conta da Secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela.
Já na sexta-feira, dia 07, a partir das 10h, Sabrina Veras, diretora de programação social do Sesc Ceará; Rudimar Constâncio, gerente regional de cultura do Sesc Pernambuco; e Hildegarda Sampaio, coordenadora regional de cultura do Sesc Piauí, vão conduzir a palestra “Sesc: Programas Sociais e Iniciativas para Fortalecer a Cultura”. No sábado, dia 08 marcando o encerramento, os participantes vão conferir a apresentação musical do sanfoneiro, cantor e compositor Joquinha Gonzaga.
Serviço-V Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio Dá Humanidade
RedeGN
Visitas: 21744506
Usuários Online: 1