Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Nordeste

Procissão das Sanfonas celebra 35 anos de Saudades de Luiz Gonzaga

Publicada em 03/08/2024 às 10:33h - 12 visualizações RedeGN

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Procissão das Sanfonas celebra 35 anos de Saudades de Luiz Gonzaga

Dezenas de sanfoneiros e centenas de fãs da sanfona se reuniram no Centro de Teresina, Piauí para participar da 16º Procissão das Sanfonas na sexta-feira (2). Este ano, o evento homenageou os 180 anos do nascimento de Padre Cícero e os 90 anos do músico e compositor maranhense João do Vale.

 

A procissão é uma forma de comemorar o Dia da Cultura Nordestina, celebrado todos os anos em 2 de agosto. A data foi escolhida por ser dia em que faleceu o músico e compositor pernambucano Luís Gonzaga, o 'Rei do Baião'.

 

A procissão começou com uma missa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores, e segue num ritmo na Praça Rio Branco e segue pela Praça da Bandeira até o Museu do Piauí

 

Segundo o idealizador do evento, o professor doutor Wilson Seraine, a procissão a cada ano se solidificando como uma das maiores manifestações de música na rua que tem no Brasil.  "Vem gente de fora, de Fortaleza, de outros municípios. Já é um evento nacional", comentou Wilson

 

A bacharEL em Turismo, pela Universidade Federal do Piauí,  Jacimara Almeida foi uma das homenageadas no evento.

 

O sanfoneiro Marquinhos Mel, contou que a sanfona é um patrimônio da sua família. Ele é membro da Orquestra Sanfônica do Piauí com seus dois irmãos. Além de homenagear Padre Cícero e João do Vale, a procissão é uma forma de relembrar seu pai.

 

"Deus me livre parar! Meu pai era sanfoneiro, aprendi vendo ele tocando, devargarinho. Comecei tocando e meus irmãos todinho. Minha família é toda de sanfoneiro! Fazemos também uma procissão como essa na minha cidade natal, Regeneração", comentou Marquinhos.

 

Além de sanfoneiros, a festa conta ainda com a presença de tocadores de outros instrumentos tradicionais do forró, como ganzá, triangulo, zabumba e a rabeca. Um dos representantes das cordas é Valdeci Braga, de 65 anos, que além de músico é fabricante de rabecas.

 

"Vi a rabeca pela primeira vez em Bom Jesus, e me apaixonei. Abandonei o violão, e até hoje não paro. Hoje, eu tenho rabecas minhas que foram vendidas para a Argentina, para a Espanha... É um instrumento muito antigo, que chegou no Brasil ainda na época do descobrimento", comentou Valdeci.

 

Redegn com informações G1 Pi Foto redes sociais




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21743995

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD