Câmara substitui o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). O governador de Pernambuco passa a comandar o colegiado em mais um ano de pandemia e com as eleições estaduais.
Segundo o governador, o planejamento do Consórcio Nordeste para 2022 vai ser baseado em avanços de estudos realizados pelos 15 grupos temáticos.
"Vamos avançar em áreas que buscam energia renovável, o turismo, a agricultura familiar, a questão do desenvolvimento social e econômico da região, cultura e ações de busca da preservação do meio ambiente", disse.
Para o governador do Piauí, que deixou a presidência do consórcio, acreditar na ciência foi a principal marca do Nordeste.
"A colaboração que tivemos de profissionais da saúde e cientista do Brasil e do mundo. Destaco que esse acreditar na ciência vai além, para o Nordeste, da saúde. Mas para a segurança e outras importantes áreas da nossa região”, destacou Wellington Dias
Durante a solenidade, foram concedidas comandas e homenagens para pessoas que se destacaram por contribuir para o desenvolvimento da região e para coordenadores das câmaras temáticas e membros do conselho de administração pelo estado de Pernambuco.
Um dos homenageados foi o coordenador do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste, Sérgio Rezende, que participou do evento remotamente.
“O que temos feito é usar o conhecimento científico. Esse subcomitê é integrado por especialistas de várias áreas e temos prestado esse conhecimento aos governantes que utilizaram, com a nossa enorme satisfação, as recomendações que fizemos. A última delas sobre fim de ano é carnaval, festas que recomendamos que os governos cancelassem”, destacou Rezende
Também participaram da solenidade a governadora em exercício do Ceará, Isolda Cela, o governador da Paraíba, João Azevedo, o governador de Alagoas, Renan Filho, o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, e a deputada federal Rejane Dias, primeira dama do Piauí.
O governador em exercício do Maranhão, Carlos Brandão, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, e o senador Humberto Costa também acompanharam pela internet.
Criado em 2019, o Consórcio Nordeste congrega os governos dos nove estados do Nordeste do Brasil e cuida de integrar suas políticas públicas de desenvolvimento econômico e social, possibilitando compras públicas e ações de políticas públicas integradas e funcionando como um articulador de pactos de governança
Visitas: 21743793
Usuários Online: 1