Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Aumento de Raquel Lyra coloca PE como segundo maior ICMS do Brasil em 2024

Publicada em 18/10/2023 às 14:42h - 15 visualizações Blog do Carlos Britto

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Aumento de Raquel Lyra coloca PE como segundo maior ICMS do Brasil em 2024

O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) padrão em Pernambuco para 2024, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepe) por proposição do governo do Estado, colocará a alíquota pernambucana como a segunda maior do Brasil no ano que vem. Somente Piauí e Rondônia ficarão à frente, empatados em primeiro lugar do ranking de imposto mais caro do país.

 

De acordo com o projeto apresentado pelo Governo Raquel Lyra, o reajuste da alíquota de arrecadação do ICMS subirá de 18% para 20,5% no próximo ano. Um ranking divulgado pelo jornal O Globo na última segunda-feira (16) mostrou que Piauí e Roraima cobrarão 21%.

 

Com o aumento, o ICMS padrão de Pernambuco será mais caro do que estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará.

 

Para o ano que vem, cinco estados aumentaram a alíquota: Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rondônia e o Distrito Federal. O Rio Grande do Norte foi o único que aprovou redução, baixando de 20% para 18% em 2024.

 

O número de territórios em alta foi maior em 2023, quando comparados a 2022. Neste período, foram 12 os Estados que aprovaram aumento no ICMS padrão.

 

Justificativa

A justificativa da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) é de que a alta se tornou necessária para garantir o “realinhamento da receita tributária“. Isso porque houve uma perda de arrecadação de R$ 1,7 bilhão após a Reforma Tributária do governo federal.

 

As elevações do ICMS também têm ligação com a repartição do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), que levará em conta a arrecadação média entre 2024 e 2028. Isso significa que, quanto maior a arrecadação no período, maior as chances de ter uma fatia maior do IVA.

 

Veja o ranking completo do ICMS de referência para 2024 no país:

 

Rondônia: 21%

Piauí: 21%

Pernambuco: 20,5%

Amazonas: 20%

Ceará: 20%

Distrito Federal: 20%

Maranhão: 20%

Paraíba: 20%

Roraima: 20%

Tocantins: 20%

Acre: 19%

Alagoas: 19%

Bahia: 19%

Pará: 19%

Paraná: 19%

Sergipe: 19%

Amapá: 18%

Minas Gerais: 18%

Rio de Janeiro: 18%

São Paulo: 18%

Rio Grande do Norte: 18%

Espírito Santo: 17%

Goiás: 17%

Mato Grosso do Sul: 17%

Mato Grosso: 17%

Rio Grande do Sul: 17%

Santa Catarina: 17%

 

(Fonte: Blog do Jamildo/JC)

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21746456

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD