A Petrobras vai gerar 30 mil empregos diretos e indiretos na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, em Pernambuco. A unidade foi alvo da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, que investigou casos de corrupção, e chegou a ser colocada à venda pela antiga gestão da estatal.
Em evento realizado em Pernambuco, que contou com a presença do presidente Lula, a Petrobras informou que as obras para a construção de uma segunda unidade devem começar no segundo semestre de 2024. A conclusão é prevista para 2028, quando a capacidade chegará a 260 mil barris de petróleo por dia.
O investimento previsto é de US$ 1 bilhão, segundo projeções feitas por fontes do mercado. A ampliação tem como aumentar a produção de diesel no Brasil e reduzir a dependência de importação.
O investimento no Rnest faz parte ainda do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Além da construção da segunda unidade, também haverá a ampliação da primeira unidade cujo objetivo é aumentar a produção e melhorar escoamento de produtos leves. A expectativa de conclusão é no primeiro trimestre de 2025.
– Considerando todos os projetos previstos de adequação e o aprimoramento do parque industrial e da cadeia de abastecimento e logística, a Petrobras estima um aumento de produção de diesel da ordem de 40% nos próximos anos – adiantou Prates.
De acordo com o Plano Estratégico 2024-28+, a Petrobras vai investir US$ 17 bilhões em projetos de refino, transporte e comercialização
Visitas: 21745901
Usuários Online: 1