A Neoenergia e o Governo de Pernambuco inauguraram, nesta terça-feira (6), uma nova Subestação de Energia no município de Araripina, no Sertão do Estado. O empreendimento vai promover mais qualidade, confiabilidade e continuidade no fornecimento energético para cerca de 360 mil pessoas que residem nos municípios de Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri, Bodocó, Exu, Parnamirim, Santa Cruz, Granito e Moreilândia. O evento contou com a presença da governadora do Estado, Raquel Lyra, do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, do diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues, e do presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral.
A Subestação Araripina II está construída em uma área de 9 mil m² e é uma das mais modernas da Neoenergia no Brasil. A nova unidade está ligado a cinco linhas de subtransmissão, que reforçarão o sistema elétrico da região. “Essa é uma entrega muito importante para o Sertão do Araripe, que possui o maior polo gesseiro do Brasil, mas ainda tem a lenha como principal fonte energética. Com maior capacidade e qualidade no fornecimento de energia, a partir da inauguração da subestação Araripina II, a região vai ser propícia para atração de novos empreendimentos, garantindo mais emprego e renda para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O investimento da Neoenergia na subestação Araripina também tem como finalidade promover o desenvolvimento socioeconômico da região. Com a incorporação da nova estrutura e reforço do sistema elétrico, as cidades do Araripe estarão ainda mais preparadas para receber novos investimentos de diversos segmentos da economia, sejam grandes parques industriais ou empresas de médio porte. Isso significa mais infraestrutura e recursos financeiros circulando na economia e uma maior geração de empregos.
“A Neoenergia está com a atenção direcionada para o crescimento da região. Construímos um empreendimento robusto que pode aumentar em 33% a sua potência, caso seja necessário. A nova subestação faz parte de um conjunto de obras que a distribuidora está realizando na região e que irá contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das cidades beneficiadas”, afirmou o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral. A potência inicial da SE Araripina II é de 66,66 MVA, mas com a possibilidade de chegar a 99,99 MVA.
A nova subestação está dotada de equipamentos com tecnologia de ponta e automatização, que permitem o monitoramento e a gestão do empreendimento à distância, diretamente do Centro de Operações Integradas (COI), no Recife.
A energização de Araripina II reduziu a extensão dos circuitos já existentes e reduziu da quantidade de consumidores por circuito, garantindo assim uma maior flexibilidade operacional na região com a possibilidade de transferência de cargas de acordo com a demanda de cada local.
SE PETROLINA III
Nos últimos anos, a Neoenergia tem investido fortemente no sistema elétrico do Sertão do Estado. Além de Araripina II, a empresa está construindo a SE Petrolina III, que deve ficar pronta ainda neste ano. Nos últimos anos, foram entregues as SEs Ipubi, Massangano (Petrolina), Bodocó, beneficiando 230 mil pernambucanos
Visitas: 21748292
Usuários Online: 1