As fortes chuvas recentes vêm causando grande prejuízo aos produtores da região do Vale do São Francisco. Os produtores de uva e manga já contabilizam prejuízos que ultrapassam os R$ 100 milhões com os temporais que vêm caindo na região desde o mês de dezembro do ano passado.
Em Petrolina, um dos municípios de maior produção agrícola do Vale, foram registradas precipitações mais intensas e de maior volume nos meses de janeiro e agora.
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em fevereiro as chuvas superaram as médias pluviométricas da região, acumulando 322,2 milímetros, sendo considerado o maior volume já registrado desde 2004.
Em alguns lugares do município, como no projeto de irrigação Senador Nilo Coelho, os produtores chegaram a registrar até 500 milímetros neste mesmo período.
Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, o excesso de chuva nos pomares, que recebem água controlada através de sistemas de irrigação, já provocou a perda de aproximadamente 40 mil toneladas de frutas em fase de colheita
Visitas: 21743787
Usuários Online: 1