Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Pernambuco pede ao STF mudança de conta bancária antes de pagar precatórios do Fundef a professores

Publicada em 11/03/2024 às 20:26h - 6 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Pernambuco pede ao STF mudança de conta bancária antes de pagar precatórios do Fundef a professores

O Sindicato dos professores da rede estadual (Sintepe) comemorou o depósito da última parcela do precatório do Fundef, um valor devido pela União aos estados e professores, referentes a pagamentos da década de 1990.

 

A União depositou recentemente para o Estado de Pernambuco o valor de R$ 1.523.525.804,82 (um bilhão, quinhentos e vinte e três milhões, quinhentos e vinte e cinco mil oitocentos e quatro reais e oitenta e dois centavos).

 

Deste valor, os professores terão direito a 60% (sessenta por cento), segundo lei aprovada em 2022, no governo de Paulo Câmara (sem partido). No entanto, segundo documento oficial, o valor não está imediatamente disponível para o Estado pagar os professores.

 

O Governo do Estado apresentou, sem alarde, nova petição ao STF pedindo a mudança de conta-corrente do valor depositado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), órgão que liberou o valor do precatório.

 

O dinheiro atualmente está depositado em uma conta-corrente da Caixa Econômica Federal. O Estado pediu para, em primeiro lugar, que o dinheiro vá para outra conta corrente do Estado, aberta na Caixa em 2022.

 

“O Estado mantém a conta corrente aberta na Caixa Econômica Federal, específica e exclusiva para o recebimento dos recursos de precatório do Fundef (e-DOC.105), de titularidade do Estado e de controle da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco, para que se proceda a transferência eletrônica dos recursos à Conta ora indicada”, requer o Estado de Pernambuco. Segundo petição do Estado juntada no processo do STF, o dinheiro precisa ir para a outra conta-corrente para cumprir uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

“A referida Conta corrente indicada está de acordo como os termos do item 9.2 do Acórdão 2.758/2020-TCU-Plenário e observado o disposto nas Emendas Constitucionais 113/2021 e 114/2021, razão pela qual já houve anuência da União quanto ao levantamento da primeira parcela (e-DOC. 108) com o respectivo despacho de levantamento de alvará (e-DOC. 111) e também despacho da Presidência do Excelso Pretório quanto ao levantamento da segunda parcela (e-DOC. 126)”, explica o Estado, na petição.

 

Só depois do dinheiro chegar na outra conta-corrente, o Estado começará a pagar aos professores. A transferência do dinheiro depende de novo despacho do ministro que é relator da ação. No caso, o novo ministro Flávio Dino, ex-senador pelo PSB.

 

A petição pedindo a movimentação do dinheiro foi protocolada no STF em 5 de março, assinada pela procuradora geral do Estado, Bianca Teixeira, prima da governadora Raquel Lyra (PSDB). Não há prazo para o relator despachar o pedido e transferir o dinheiro




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21770955

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2025 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD