Lagoa Grande (PE), município do Sertão do São Francisco, que faz parte da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Polo Petrolina e Juazeiro, foi o destaque do mês de fevereiro da Super Revista – o veículo oficial de comunicação da Associação Baiana de Supermercados (Abase) – como um dos municípios mais importantes do Brasil na vitinicultura. A cidade, que antes era apenas um distrito de Santa Maria da Boa Vista, é hoje considerada a maior produtora de vinho do Nordeste.
O município, com pouco mais de 25 mil habitantes, é administrado pelo prefeito Vilmar Cappellaro. Gaúcho de origem, Cappellaro chegou à cidade para um estágio e acabou ficando. Hoje, já em seu segundo mandato, ele se considera “um pernambuchano”.
Em entrevista à Super Revista, Cappellaro falou sobre o desenvolvimento de Lagoa Grande. Segundo ele, “a transformação da cidade só foi possível graças à política e ao trabalho de emancipação”.
Cappellaro e seu grupo político incentivaram os investimentos no município, criando infraestrutura, saneamento, iluminação, iniciando a regularização fundiária, calçamento e investindo em educação de qualidade. De acordo com o atual prefeito, as ações motivaram as pessoas a se estabelecerem na região.
Legado
O gestor acredita que, apesar de ainda estar em uma fase inicial de consolidação como região produtora, “a tecnologia, a experiência e a vontade do povo estão transformando a cidade de uma forma muito rápida e promissora”.
O próximo passo, segundo Cappellaro, é continuar o trabalho desenvolvido e deixar um legado para os jovens. Ele espera que a próxima geração tenha uma consciência política diferenciada e desenvolvimentista, atraindo pessoas para conhecer as belezas do lugar, a cultura e, claro, o bom vinho produzido na região
Visitas: 21744682
Usuários Online: 1