Após o Ministério de Saúde recomendar a ampliação do público da vacina contra a dengue para aproveitar doses que estão perto de vencer, a Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que não recebeu nenhum lote com validade até 30 de abril, portanto, continua valendo a recomendação de vacinar crianças de 10 e 11 anos, apenas.
Segundo a pasta, a vacinação segue normalmente nos 20 municípios da 1ª Região de Saúde. Até o momento, os lotes recebidos em Pernambuco têm validade até janeiro de 2025.
“Não foram recebidas novas doses da vacina e não há previsão de data por parte do Ministério da Saúde (MS). Sobre o número de aplicações do imunizante, até esta quinta-feira (18), foram aplicadas um total de 2.028 doses”, informou a SES-PE.
Durante reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), na última quarta-feira (17), foi definido que os municípios brasileiros que ainda tiverem com um alto número de doses a vencer em 30 de abril, poderão ampliar a vacinação para a faixa etária de 6 a 16 anos. As doses próximas ao vencimento fazem parte do quantitativo de imunizantes doados ao Brasil em fevereiro.
Caso os municípios permaneçam com baixa adesão na campanha de vacinação, as doses próximas ao vencimento ainda poderão ser ampliadas ao público especificado na bula da vacina da dengue (atenuada), que vai dos 4 aos 59 anos. Essa medida só deverá adotada em caso de necessidade, para que não haja perda do imunizante
Visitas: 21748120
Usuários Online: 1