Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Estado está entre líderes de insegurança alimentar do Brasil, diz IBGE

Publicada em 25/04/2024 às 20:39h - 5 visualizações Diário de Pernambuco

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Estado está entre líderes de insegurança alimentar do Brasil, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta (25), dados sobre Segurança Alimentar e Insegurança Alimentar no País

 

Entre os locais com maior nível de Insegurança Alimentar, figuram todos os Estados do  Norte e do Nordeste.  
 
 
Nesse quesito, Pernambuco aparece na  sétima posição no ranking nacional.
 
 
Os dados estão do documento da PNAD Contínua, feito em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
 
 
Segundo o IBGE, no final de 2023, a PNAD Contínua estimou um total de 3.596 milhões de domicílios particulares permanentes em Pernambuco. 
 
 
Desse total,  62,5% estavam em situação de Segurnça Alimentar,  enquanto 37,5% dos domicílios particulares restantes estavam com algum grau de insegurança alimentar. 
 
 
Detalhes
 
Em 2023, aponta o IBGE,  a proporção de domicílios em "insegurança alimentar leve" foi de 23,5%.
 
 
 já 7,45% dos domicílios particulares estavam com problema "moderado" moderada e 6,5%, em situação "grave".
 
 
Insegurança Alimentar Grave
 
Entre os Estados do Nordeste, Pernambuco tem 6,5% dos domicílios com níveis de "Insegurança Alimentar grave", deixando o Estado em segundo lugar, perdendo apenas para o Maranhão, que tem 8,1 % dos domicílios com a IAG.
 
 
No Norte país o Pará apresenta 9,5%, Amazonas 9,1%, Amapá 8,4%
 
 
Os três Estados da região Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) são os que apresentam menores índices de insegurança alimentar, com mais de 80% da população em situação de segurança alimentar.
 
 
Sobre insegurança alimentar
 
O IBGE considera domicílio em situação de insegurança alimentar aquele em que seus moradores, nos últimos três meses,  passaram por ao menos uma das seguintes situações:
 
 
Tiveram a preocupação de que os alimentos acabassem antes de poderem comprar ou receber mais comida;
 
Faltaram alimentos antes que tivessem dinheiro para comprar mais comida;
 
Ficaram sem dinheiro para terem uma alimentação saudável e variada;
 
Comeram apenas alguns poucos tipos de alimentos que ainda tinham por que o dinheiro acabou. 
 
 
Níveis
 
A insegurança alimentar pode ser classificada como leve, moderada ou grave, de acordo com a restrição na qualidade e na quantidade de alimentos consumidos pelos moradores.
 
 
No Brasil
 
No quarto trimestre de 2023, dos 78,3 milhões de domicílios particulares permanentes no Brasil, 72,4% (56,7 milhões) estavam em situação de segurança alimentar.
 
 
Ou seja,  tinham acesso permanente à alimentação adequada. 
 
 
Essa proporção cresceu 9,1 pontos percentuais (p.p.) frente à última pesquisa do IBGE a investigar o tema, a POF 2017-2018, que havia encontrado 63,3% dos domicílios do país em situação de segurança alimentar. 
 
 
No entanto, 21,6 milhões de domicílios (27,6%) eram afetados por algum grau de insegurança alimentar. 
 
 
A forma mais grave englobava cerca de 3,2 milhões de domicílios (4,1%). Os dados são do módulo Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgado hoje, 25, pelo IBGE.   
 
 
A pesquisa teve como referencial metodológico a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), que permite a identificação e classificação dos domicílios de acordo com o nível de segurança alimentar de seus moradores. 
 
 
Esta é a primeira vez que a PNAD Contínua disponibiliza resultados segundo os critérios da EBIA, mas quatro divulgações anteriores do IBGE já abordaram o tema segurança alimentar segundo essa escala: os Suplementos sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que fizeram parte da PNAD em 2004, 2009 e 2013, além da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018
 
 
Diário de Pernambuco

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21748943

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD