Embarcaram neste domingo (19) para o Rio Grande do Sul, dois cães com seus respectivos condutores, para auxiliar nas buscas por desaparecidos durante as enchentes que afetam o estado gaúcho.
Os dois binômios, como são conhecidos neste tipo de resgate, viajaram na madrugada de hoje e se juntaram aos outros militares que integram a Missão PE/RS dos bombeiros.
Segundo a corporação, os cães não tinham ido no mesmo dia que os outros bombeiros por orientação do Gabinete de Crise do RS, já que o nível da água estava muito alto.
“Mas, agora, baseados nas previsões climáticas futuras, a LIGABOM solicitou ao CBMPE, o emprego dos binômios de Pernambuco”, destacou a CBMPE por meio de nota
Segundo a corporação, o sargento Adilson e o cão Hulk, além do cabo Gabriel e da cadela Ayla têm vasta experiência e certificações em situações de calamidade. Com destaque para a cadela Ayla e seu condutor, cabo Gabriel, que retornam ao Rio Grande do Sul, após terem participado de operações de busca no Estado, em setembro de 2023.
Reforço
Segundo os bombeiros, desde o dia 14, os militares pernambucanos iniciaram os trabalhos em solos gaúchos. Eles foram designados para atuar na região do Vale do Taquari, distante 120 quilômetros de Porto Alegre, e que realizam buscas por desaparecidos em Lajeado, Cruzeiro do Sul e outros municípios adjacentes.
Ainda segundo a corporação pernambucana, a coordenação do envio de tropas de outros Corpos de Bombeiros do Brasil está sendo realizada pelo Conselho Nacional de Bombeiros (LIGABOM), em contato direto com o Comando da Operação no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.
Diário de Pernambuco
Visitas: 21744298
Usuários Online: 1