Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Moradia Legal de Pernambuco ultrapassa a marca de 30 mil títulos de propriedade entregues

Publicada em 06/07/2024 às 22:47h - 10 visualizações Blog do Thiago Lima

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Moradia Legal de Pernambuco ultrapassa a marca de 30 mil títulos de propriedade entregues

O Moradia Legal de Pernambuco alcançou, no mês de junho, a marca de 31,9 mil títulos de imóveis entregues gratuitamente a famílias pernambucanas, sendo 70% dos documentos em nome de mulheres. O programa, que foi instituído em 2018, tem o objetivo de implementar medidas jurídicas e administrativas junto às equipes das prefeituras e dos cartórios de registros imobiliários para colocar em prática o direito à moradia, como previsto na legislação brasileira. Em seis anos de funcionamento, a iniciativa já beneficiou diretamente 120 mil pessoas.

 

No primeiro semestre de 2024, o programa alcançou um marco significativo ao entregar 12.273 títulos de moradia, ultrapassando os 9.790 entregues em todo o ano de 2023. Esse crescimento notável representa a realização do sonho de milhares de famílias, oferecendo-lhes a oportunidade de garantir o direito à propriedade. O avanço não apenas fortalece a segurança habitacional, mas também promove o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades beneficiadas. Confira mais fotos das entregas AQUI.

 

Uma das famílias beneficiadas pela iniciativa é representada pela agricultora aposentada Elionay Rosa dos Santos, 56 anos, que nasceu em Rio Formoso (PE), onde vive com marido, filha e três netos. A família reside na Vila Unicap, desde 2011, e até este ano não possuía o título de propriedade da casa. Isso mudou no dia 18 de junho, quando a família foi atendida pelo Moradia Legal, quando a matriarca expressou a felicidade de finalmente ter a casa registrada em seu nome. “Quando recebi a casa, me deram somente a chave e um papel que não vigorava. A casa não era minha por não ter o título, agora ela é minha e está registrada no meu nome. Estou alegre e tranquila”, finalizou com orgulho.

 

Para a coordenadora adjunta do Moradia Legal Pernambuco, servidora Sara Lima, o papel da iniciativa em tornar possível o direito à moradia com dignidade para famílias pernambucanas é essencial. “A regularização fundiária é de grande importância, não só pela questão da garantia e da segurança jurídica, mas pelas famílias. Porque, até então, o morador não tinha o pleno direito sobre o imóvel em que reside, mas, agora, o programa lhes garante o direito ao título da casa, algo que muitas pessoas não conseguiriam facilmente por conta do custo alto e também de complicações judiciais que necessitariam de uma ação da prefeitura junto ao Tribunal, por exemplo”, reitera.

 

A coordenadora também aponta a importância da regularização para o município, quanto à demarcação do território urbano e para o maior entendimento da área que poderá ser aproveitada. “O município não só faz o levantamento econômico, mas os levantamentos topográficos e urbanísticos, com apoio integral, inclusive, do próprio TJPE, de associações e da Universidade Federal de Pernambuco através do Laboratório de Assuntos Fundiários. Então, para essas áreas, o projeto de regularização que é apresentado em cartório indica as melhorias que podem ser feitas. Com esses projetos os municípios podem requerer recursos. Essa regularização traz melhorias jurídicas, urbanísticas, sociais e ambientais, e é de uma importância enorme. É Pernambuco entrando numa outra fase de planejamento, de governança fundiária. Isso nos dá a oportunidade de ter maior conhecimento do território. Em Pernambuco, são mais de 30 mil títulos hoje, um programa de um alcance extraordinário para o planejamento urbano e para a melhoria da vida na cidade”, finaliza, Sara Lima.

 

O Moradia Legal Pernambuco conta com a parceria de prefeituras, cartórios e diversas instituições, a exemplo da Universidade Federal (UFPE), da Associação de Registradores de Imóveis (Aripe), da Associação de Notários e Registradores (Anoreg/PE), da Associação Municipalista (Amupe) e de órgãos ligados aos governos Estadual e Federal, a exemplo do Ministério das Cidades. Pelo Judiciário, o Moradia Legal Pernambuco conta com atuação direta das equipes da Presidência, da Corregedoria e da Comunicação do TJPE, além do apoio da Escola Judicial (Esmape), da Coordenadoria da Mulher e de unidades administrativas e judiciárias.

 

O programa tem atuação em três linhas de ação: regularização fundiária urbana em área de interesse social, regularização fundiária rural e redução de processos de usucapião. A iniciativa também apoia ações relacionadas à pacificação de conflitos fundiários. Em 2023, recebeu Menção Honrosa da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante a primeira edição do Prêmio Solo Seguro. Outras informações em www.tjpe.jus.br/web/moradia-legal. As próximas entregas de títulos acontecerão após o período eleitoral




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21770816

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2025 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD