Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Habitação, abastecimento e estudos: Censo aponta situação de precariedade da população quilombola no Estado

Publicada em 19/07/2024 às 21:22h - 5 visualizações Diário de Pernambuco

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Habitação, abastecimento e estudos: Censo aponta situação de precariedade da população quilombola no Estado
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou, nesta sexta-feira (19), novos dados que mostram a precariedade da população quilombola que reside em Pernambuco. Segundo eles, parte da população não tem acesso a água encanada e não tem alfabetização.
 
 
Essa foi a primeira vez que o Censo Demográfico identificou a população como grupo étnico, permitindo, assim, identificar suas condições de moradia e aprendizado.
 
 
Habitação
Ao todo, no Estado, há 29.040 casas particulares permanentes ocupadas com pelo menos um morador quilombola, desse total, mais de 15 mil domicílios não estão ligados à rede geral de distribuição de água como principal forma de abastecimento. 
 
 
Isto é, segundo o Censo, as casas são abastecidas por ligações com riachos, poços, carro-pipa, dentre outras formas, mas não tem ligação com a rede geral de distribuição
 
Desse número, 11.347 domicílios particulares permanentes, com pelo menos um morador quilombola, estão ligados à rede geral de distribuição de água como principal forma de abastecimento. 
 
 
Ainda segundo os dados, 25.043 casas ocupadas com pelo menos um morador quilombola tem banheiro de uso exclusivo do domicílio.
 
 
Alfabetização
No Brasil todo, Pernambuco ficou em quinto lugar no ranking das maiores taxas de analfabetismo para a população quilombola de 15 anos ou mais. Ficando atrás de Alagoas (29,77%), Piauí (28,75%), Paraíba (26,87%) e  Ceará (26,38%).
 
 
Os dados mostram que, no total de 59.623 quilombolas com mais de 15 anos de idade, 44.162 são alfabetizadas e 15.461 não são alfabetizadas
 
Ainda segundo o IBGE, a taxa de alfabetização dessa população, que reside em territórios quilombolas e dentro dessa faixa etária, é maior na população mais jovem. Ali, a taxa de alfabetização sobe para 79,46%. Enquanto fora dos territórios a taxa cai para 73,58%. 
 
 
No Estado, nove municípios têm taxa de alfabetização da população quilombola de 15 anos ou mais de idade de 100%. 
 
 
São eles: Verdejante, Manari, Limoeiro, Lagoa do Ouro, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Gravatá, Dormentes e Chã Grande
 
 
Diário de Pernambuco



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21646318

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD