Os artesãos Edson Batista, Mano de Baé e Leninha Tibúrcio, que compõem o catálogo “Homens e Mulheres de Barro de Tracunhaém – ceramista, arte, tradições da cerâmica figurativa do barro do formigueiro” foram convidados para participar do 18º Salão do Artesanato em São Paulo, que acontece de 28 de agosto a 2 de setembro deste ano, e contará com 15 representantes de Pernambuco ao todo. O projeto, produzido com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, é fruto de uma pesquisa extensa que entrevistou e catalogou o trabalho de nove artistas ceramistas locais, de diversas origens e gerações de artesãos, muitos dos quais são herdeiros de uma tradição familiar que se mantém viva há décadas.
Além de Edson Batista, Mano de Baé e Leninha Tibúrcio, participam do catálogo Mestre Zuza (Patrimônio Vivo Municipal de Tracunhaém); Nando de Zezinho, filho do Mestre Zezinho (Patrimônio Vivo de Pernambuco); ; Ivo Diodato; Guilherme de Nuca; e Ricardo de Maria Amélia. Também integram a relação de artistas Regilene e Grecylene, que formam o Atelier Leny’s Arte em Barro.
Ao todo, a publicação elaborada em capa dura reúne 120 páginas ilustradas com fotografias, desenhos e fragmentos biográficos dos mestres ceramistas e artistas da arte da cerâmica. Tudo isso produzido sob um olhar apurado e precioso para que o leitor possa fazer uma imersão completa sobre cada uma das obras retratadas.
O lançamento do catálogo marcou um momento importante em Tracunhaém, com a estreia da rota pelos ateliês dos artistas que integram a pesquisa. “A iniciativa busca não apenas promover a arte local, mas também incentivar o turismo cultural na região, valorizando ainda mais a economia criativa de Tracunhaém. Queremos proporcionar novas formas de interação e apreciação da arte local”, enfatiza o produtor cultural Alexandre Veloso, idealizador da iniciativa.
“Homens e mulheres do Barro de Tracunhaém” soma-se a outra importante pesquisa realizada, em 2018, por Alexandre Veloso. À época, também com incentivo do Funcultura, ele produziu o catálogo Homens do Barro de Goiana, trabalho que venceu, no ano seguinte, o Prêmio Ayrton de Almeida de Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, gerido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que busca reconhecer a atuação dos fazedores de bens culturais em todas as macrorregiões de Pernambuco.
Até o fim de 2025, serão lançados mais dois catálogos inéditos, sendo um dedicado ao ofício da arte ceramista do Alto do Moura em Caruaru e outro voltado às ceramistas de Belo Jardim, ambas no Agreste Central pernambucano.
SALÃO DO ARTESANATO - O 18º Salão do Artesanato de São Paulo – Raízes Brasileiras é uma feira que acontecerá no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O objetivo do evento é divulgar e comercializar produtos artesanais de todo o Brasil, com participantes de artesãos de todos os estados
Visitas: 21743414
Usuários Online: 1