A governadora Raquel Lyra (PSDB) tem 53% de aprovação entre os pernambucanos, apontou uma pesquisa realizada pela Quaest divulgada nesta quarta-feira (31). Outros 42% dos entrevistados desaprovaram a gestão da tucana, enquanto 5% não souberam ou não responderam.
Em outro ponto da pesquisa, 36% dos pernambucanos classificaram a gestão Raquel como “regular”, empatando tecnicamente dentro da margem de erro com os 31% que afirmaram que a administração é “positiva”. O trabalho da governadora foi apontado como “negativo” por 28% dos entrevistados.
A pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, entrevistou presencialmente 702 pessoas com 16 anos ou mais em 44 municípios do estado, entre os dias 25 e 28 de julho. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Para os entrevistados, a Educação é área de atuação do governo Raquel Lyra com melhor avaliação, considerada positiva por 57% dos participantes. O pior índice foi a Segurança Pública, que apresentou 32% de avaliação negativa, o maior entre todos os segmentos, embora tenha ficado com 35% de saldo positivo.
Os serviços de Habitação do estado também foram bem avaliados pelos entrevistados, contabilizando 48% de aprovação, seguidos pela Saúde, que foi aprovada por 40% do público.
A Quaest também perguntou como os pernambucanos avaliam a política de Geração de Emprego e Renda realizada pelo governo estadual. 39% afirmaram que o saldo é positivo, enquanto 25% criticaram.
Apesar disso, a avaliação do governo estadual teve o pior desempenho em comparação com outros estados avaliados pela Quaest. O governo da Bahia teve, em julho, aprovação de 63% e reprovação de 32%.
No mês de abril, Goiás teve 86% de aprovação entre os entrevistados. O Paraná somou 79% de índice positivo. Já São Paulo e Minas Gerais somaram 62% de saldo positivo, cada.
Economia e avanços
A pesquisa também questionou se o estado de Pernambuco estaria melhorando ou piorando sob a administração atual. Neste quesito, uma maioria de 45% afirmou ter visto melhorias sob a gestão de Raquel Lyra.
Outros 34% afirmaram que a situação do estado se manteve no mesmo nível dentro do governo tucano, enquanto 19% disseram que a situação ficou pior.
Em comparação com outros estados, metade dos pernambucanos apontou que o estado é melhor, de maneira geral. 39%, por sua vez, disseram que o estado é pior do que outros locais do país.
A situação econômica também foi analisada na pesquisa. A maioria dos participantes afirmou que tanto a economia do estado como a própria situação financeira ficou igual nos últimos 12 meses.
Em relação à economia do país, houve empate: 35% dos pernambucanos afirmaram que a situação melhorou e outros 35% afirmaram que o panorama ficou estável. 27% afirmam que o cenário econômico brasileiro piorou
Blog PE Noticias
Visitas: 21743911
Usuários Online: 1