O presidente Lula sancionou o projeto de lei 858/2024, criando o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social, destinado à conclusão da ferrovia Transnordestina. Essa obra crucial facilitará o escoamento de grãos do Piauí, ligando-o aos Portos de Pecém (CE) e Suape (PE) por meio de ferrovia. A assinatura ocorreu durante sua visita a São Gonçalo do Amarante (CE).
A Transnordestina, retomada durante o atual governo, receberá investimentos adicionais graças à nova legislação, permitindo ao Banco do Nordeste (BNB) financiar a obra com R$ 3,6 bilhões. A ferrovia terá extensão total de 1.206 km e foi incluída no Novo PAC como uma peça central para o desenvolvimento regional, facilitando o transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério ao conectar o sertão ao litoral através de 53 municípios nos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.
A primeira fase, concluindo a ligação de Eliseu Martins (PI) ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE), está programada para 2027, com a segunda fase prevista para 2029. No Ceará, a Transnordestina contemplará três terminais de carga, beneficiando a bacia leiteira e os agricultores da região. Um terminal de grãos já está definido entre Iguatu e Quixadá, enquanto os outros dois, para combustíveis e fertilizantes, serão determinados posteriormente.
O trecho pernambucano, de Salgueiro ao Complexo de Suape, não está atualmente sob esta concessão, mas está sendo planejado pelo governo federal com um orçamento de R$ 4 bilhões, também parte do Novo PAC.
Blog do Carlos Britto
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