A ferrovia Transnordestina no trecho Salgueiro-Suape deve começar a existir formalmente na próxima quarta-feira, quando o ministro do Transporte, Renan Filho, vem ao Recife para assinar a ordem de serviço de contratação da empresa que vai elaborar o projeto executivo da obra cuja licitação se encerrou esta semana.
O secretário-executivo do ministério dos Transportes, George Santoro, que está no Recife para uma reunião com o governo de Pernambuco e o DER-PE para tratar das obras do PAC em Pernambuco, em especial o Arco Metropolitano, revelou que o projeto prevê o modelo de construção de duas frentes de serviço uma partindo de Salgueiro e outra de Suape de modo a se encontrar no meio do caminho.
O governo Federal prevê o lançamento do Edital da obra dentro do PAC Infraestrutura, onde ele foi alocado por determinação do presidente Lula em anúncio da governadora Raquel Lira no lançamento do projeto em Brasília.
A contratação do projeto executivo demorou, pois ao menos cinco empresas que participaram do certame desistiram do contrato devido a sua complexidade. A perícia prevê que sejam aproveitados os investimentos já feitos quando da construção da obra ainda pela Transnordestina S.A. que conseguiu um aditivo em que abandonou o trecho Salgueiro Suape no último dia útil do governo de Jair Bolsonaro.
O governo de Pernambuco tentou reverter a situação, mas o DNIT não aceitou o que levou a uma articulação de vários deputados e senadores ao lado da governadora para que o projeto do traçado original fosse retomado agora segregado do traçado a ser gerenciado pela Transnordestina S.A. Isso foi obtido em articulação com o presidente Lula que se comprometeu a fazer a ferrovia no seu traçado original, embora com as concessões.
Em abril último, o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, cumpriu agenda no Ceará onde visitou as obras da Transnordestina e participou da assinatura da ordem de serviço do Ramal do Salgado. e assegurou que a Transnordestina chegará a Suape.
O secretário-executivo do ministério dos Transportes, George Santoro revelou ainda que além de aproveitar os ativos já existentes, o novo projeto executivo aborda a questão da saída do Recife na conexão com o porto de Suape.
Suape já tem no seu plano diretor a programação de uma sistema ferroviário que vai até a linha do cais de uso geral e de acesso à Ilha de Cocaia onde deveria haver um terminal de minérios que agora está prevista para ser no porto de Pecém no Ceará.
George Santoro disse que o ministério está ajustando esses detalhes que já estão previstos no projeto, mas que precisam ser pactuados com a empresa Suape. O projeto embora seja uma iniciativa do Governo Federal pode receber no futuro parceiros privados.
O projeto da Transnordestina em Pernambuco foi tema de um debate na Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). O debate sobre a importância da Ferrovia Transnordestina para a economia do estado contou com a participação do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, além de representantes do Governo Federal, Poderes Executivo e Legislativo estaduais e setor produtivo
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