Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Beatificação e Canonização da pernambucana Irmã Adélia avança no Vaticano

Publicada em 18/10/2024 às 15:11h - 6 visualizações Jc Online

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Beatificação e Canonização da pernambucana Irmã Adélia avança no Vaticano

O Processo de Beatificação e Canonização de Irmã Adélia deu um passo significativo com a entrega oficial da documentação que encerra a fase diocesana ao Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano.

 

A cerimônia de entrega ocorreu nesta quinta-feira (17), e contou com a presença da Superiora-Geral do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, Irmã Eulalia Maria, da Superiora Provincial, Irmã Cleonice Santos, do Postulador da Causa, Frei Jociel Gomes, e do Presidente da Comissão Histórica e Arquivística, Prof. Dr. Carlos André Moura.

 

Durante o encontro, Irmã Eulalia Maria destacou a importância desse momento para a igreja do Brasil:

"Este é um marco histórico para o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã. A entrega desses documentos ao Vaticano é fruto de anos de dedicação e fé, e acreditamos que a vida e o exemplo de Irmã Adélia são um verdadeiro testemunho de santidade e serviço ao próximo."

 

Encontro com o Papa Francisco

Além da entrega dos documentos, a comissão participou, no dia 16 de outubro, de uma audiência pública com o Papa Francisco.

 

Sobre esse momento, Irmã Cleonice Santos comentou. "Estar diante do Papa Francisco e entregar a ele o testemunho da vida de Irmã Adélia é uma experiência que nos enche de esperança e gratidão”.

 

Com a conclusão da fase diocesana, o processo entra agora na fase romana, onde o Vaticano dará continuidade ao estudo das virtudes heroicas, dos depoimentos, dos relatos de graças alcançadas e de todos os aspectos necessários para que a Igreja avance no reconhecimento oficial da santidade de Irmã Adélia, que poderá ser a primeira santa pernambucana.

 

A memória dos 11 anos da Páscoa definitiva de Irmã Adélia foi precedida pela realização de um tríduo, celebrado entre os dias 10 e 12 de outubro, com orações e missas presididas por bispos e padres convidados.

 

O evento foi uma ocasião especial para relembrar a vida de uma serva humilde que dedicou sua vida a transmitir o Evangelho e a acolher aqueles que mais precisavam

 

IRMÃ ADÉLIA

Maria da Luz, que se tornou Irmã Adélia, teve uma experiência marcante com Nossa Senhora, que transformou a história dela. Sua vida foi marcada por uma devoção inabalável, serviço aos necessitados e a graça de uma cura

 

Em 2013, aos 90 anos, Irmã Adélia faleceu, deixando um legado de amor, compaixão e fé profunda.

 

Aparições

No dia 6 de agosto de 1936, na Aldeia Guarda, no povoado de Cimbres, em Pesqueira, Agreste de Pernambuco, Maria da Luz Teixeira de Carvalho, conhecida como Irmã Adélia, e a amiga Maria da Conceição receberam pela primeira vez a visita de Nossa Senhora da Graça.

 

Adolescentes na época, as duas catavam sementes de mamona quando foram tomadas pelo medo de serem atacadas pelo cangaceiro Lampião e o bando dele, que agiam na região com roubos e assassinatos

 

Processo de Beatificação e Canonização:

De acordo com a Canção Nova, em qualquer diocese do mundo pode-se iniciar uma causa de canonização.

 

Para cada causa é escolhido pelo bispo um postulador, espécie de advogado, que tem a tarefa de investigar detalhadamente a vida do candidato para conhecer sua fama de santidade.

 

Quando a causa é iniciada, o candidato recebe o título de "Servo (a) de Deus", como é o caso da Irmã Adélia. O primeiro processo é o das virtudes ou martírio

 

Este é o passo mais demorado porque o postulador deve investigar minuciosamente a vida do Servo de Deus.

 

Em se tratando de um mártir, devem ser estudadas as circunstâncias que envolveram sua morte para comprovar se houve realmente o martírio. Ao terminar este processo, a pessoa é considerada "Venerável".

 

O segundo processo é o milagre da beatificação. Para se tornar beato é necessário comprovar um milagre ocorrido por sua intercessão.

 

No caso dos mártires, não é necessária a comprovação de milagre. Irmã Lindalva passou a ser Venerável em 16 de dezembro de 2006, quando o decreto do seu martírio como serva de Deus foi promulgado. Agora é aguardada a cerimônia da beatificação, já que ela é dispensada de milagre.

 

O terceiro e último processo é o milagre para a canonização. Este tem que ter ocorrido após a beatificação. Comprovado este milagre o beato é canonizado e o novo Santo passa a ser cultuado universalmente

 

Jc Online




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21755067

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD