A habilidade de criar projetos culturais consistentes e com potencial de levantar recursos para virar realidade é uma carência comum na seara artística e com reflexo expressivo no desperdício de boas ideias. Mas aprender a elaborar as propostas para viabilizar o trabalho e viver da arte é uma possibilidade concreta através do aprendizado das técnicas e da dinâmica do mercado. O ensino desse caminho é o foco das atividades online e inteiramente gratuitas do Empreender na Cultura: O Jogo, uma capacitação para pessoas da Zona da Mata, do Agreste e Sertão pernambucano interessadas em empreender profissionalmente na área. As aulas são de 11 a 14 de novembro e as inscrições estão abertas pelo Instagram da Liga Criativa (@ligacriativa).
O treinamento ocorre em quatro encontros e aborda todo o ecossistema de financiamento dos projetos culturais, as fontes formais de captação de receita, a elaboração do planejamento em sintonia com as determinações, regras e especificidades previstas em editais de entes públicos ou instituições privadas. A metodologia se dedica a ensinar o passo a passo para garantir o aporte de recursos fundamentais à viabilização das propostas de empreendimento cultural – da receita à execução do orçamento.
As aulas são realizadas através da plataforma Zoom, com suporte pelo aplicativo WhatsApp para tirar dúvidas e acessar orientações a respeito do curso. A intenção é selecionar dois grupos – com 20 vagas cada – para incorporar às turmas das atividades presenciais realizadas anteriormente. As regiões da Mata e do Agreste são contempladas à tarde (das 14h às 16h30) e do Sertão, à noite (das 19h às 21h30), com carga horária total de dez horas. São preferencialmente para artistas, agentes, técnicos e produtores culturais, pessoas negras, pardas, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com deficiência auditiva, motora, mobilidade reduzida ou baixa visão e têm recurso de intérprete de Libras para permitir o acesso a pessoas surdas.
“O maior desejo dos artistas é conseguir viver de sua arte e o maior desafio que eu encontrei em realizar essa formação é também o seu principal diferencial. Desburocratizar e facilitar o entendimento de assuntos mercadológicos e trazer isso para o universo artístico tem resultado em retornos palpáveis sobre a formação. Temos artistas se formalizando de maneira correta, fazendo o registro de suas marcas, conseguindo captar recursos para os seus sonhos culturais e conseguindo planejar melhor suas vidas e suas carreiras.”, diz Eliz Galvão, produtora, consultora e empreendedora social à frente da iniciativa, com mais de 15 anos de experiência nacional na área, com mais de 5 mil pessoas atendidas em todo o Brasil, 80 turmas formadas e liderança ou participação em cerca de 120 planejamentos culturais. A capacitação faz parte do projeto Empreender na Cultura é um Negócio Viável, da Liga Criativa, empresa com ampla expertise no treinamento de profissionais para tocar iniciativas no mercado artístico.
O curso ocorre desde 2022 e já passou por várias cidades do estado. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram da Liga Criativa (@ligacriativa). O curso Empreender na Cultura: O Jogo é incentivado pelo Funcultura, do Governo de Pernambuco
SERVIÇO
Curso Empreender na Cultura: O Jogo, com Eliz Galvão, da Liga Criativa
Aulas online: dias 11, 12, 13, 14 de novembro
Inscrições: abertura em 4 de novembro
Vagas: 40 (divididas em dois grupos de 20 incorporados às turmas presenciais)
Plataforma: Zoom, com suporte de WhatsApp
Horários: das 14h às 16h30 (turma da Zona da Mata e Agreste) e das 19h às 21h30 (turma do Sertão) – ambas com intérprete de Libras
Inscrições: https://www.instagram.com/ligacriativa/
Visitas: 21748865
Usuários Online: 1