Um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, localizado em Carnaíba, no Sertão pernambucano, conquistou o 1º lugar na 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil 2024, iniciativa da Samsung com cooperação do Cenpec.
O projeto vencedor, intitulado ‘Filtropinha: dos resíduos aos recursos’ , propõe um filtro de baixo custo feito com cascas de fruta-pinha.
O objetivo do filtro é reduzir a poluição causada pela manipulação, a exaustão líquida gerada na remoção da mandioca e produzir um biofertilizante, contribuindo para a redução dos impactos ambientais.
A solução desenvolvida pelo grupo possibilita o tratamento da água contaminada, tornando-a potável e reutilizável, além de gerar valor a partir de materiais que seriam descartados.
O reconhecimento veio na categoria Vencedores Nacionais , com estreia realizada nesta terça-feira (3), em São Paulo, e transmissão ao vivo pelo canal oficial da Samsung Brasil no YouTube.
A competição é voltada para estudantes e professores da rede pública, incentivando a criação de protótipos inovadores baseados na abordagem STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com o objetivo de solucionar desafios sociais