Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Compesa: Governo de Pernambuco inicia audiências públicas sobre concessão em Petrolina (PE), Salgueiro (PE) e Serra Talhada (PE)

Publicada em 15/01/2025 às 14:40hBlog do Edenevaldo Alves

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Compesa: Governo de Pernambuco inicia audiências públicas sobre concessão em Petrolina (PE), Salgueiro (PE) e Serra Talhada (PE)

Para debater o processo de concessão administrativa de parte dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o Governo de Pernambuco promove, a partir desta quarta-feira (15), audiências públicas em cinco municípios do Estado.

 

A primeira será realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), em Santo Amaro, na área central do Recife, a partir das 9h. Na quinta (16), é a vez da cidade de Caruaru, no Agreste, sediar o encontro.

 

As próximas reuniões, ao longo deste mês, vão ser nas cidades de Petrolina (21), Salgueiro (22) e Serra Talhada (31), no Sertão. As audiências também serão transmitidas no YouTube da Compesa.

 

Desde o dia 11 de dezembro, o modelo de concessão, com todo o material de estudo, está disponível para consulta pública no site da secretaria estadual de Recursos Hídricos e Saneamento. As informações podem ser acessadas até o dia 7 de fevereiro.

 

Além das audiências públicas, a população também pode contribuir com o projeto no próprio site da secretaria ou no e-mail dialogopublico.saneamento@sepe.pe.gov.br. Após o processo de diálogo, o Estado coletará e analisará todas as sugestões. As contribuições vão fazer parte de um relatório de avaliação que será divulgado à sociedade. Em seguida, o projeto será submetido novamente às duas Microrregiões de Água e Esgoto (MRAE) Sertão e RMR-Pajeú.

 

Atualmente, a Companhia opera todos os serviços: produção (captação), tratamento e distribuição de água, além de coleta e tratamento de esgoto. No modelo definido, a Compesa continuará atuando nas duas primeiras fases.

 

Segundo o secretário estadual de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, o objetivo das audiências é enriquecer os debates sobre o saneamento nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

 

“O objetivo nosso é ouvir a população, a sociedade civil, ouvir os prefeitos, as lideranças regionais para que se tragam contribuições ao nosso projeto. O Governo do Estado fez um estudo ao longo dos últimos dois anos juntamente com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e esse estudo chegou em um grau de maturidade que agora a gente submete à população pernambucana para colher essas contribuições”, explicou.

 

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Almir Cirilo, reiterou que, neste momento, o Governo do Estado tem a oportunidade de apresentar a proposta de modelagens de concessão, explicar os termos em que a temática está sendo abordada e sanar as dúvidas.

 

“Todo o processo precisa ser transparente e construído coletivamente, para que possamos tomar a melhor decisão, que irá nos colocar mais perto de alcançar as metas de universalização dos serviços de água e esgoto no Estado, como está proposto para todo o país pelo Novo Marco Legal do Saneamento”, afirmou.

 

Segundo o cronograma previsto, com a aprovação do modelo pelos dois blocos de MRAEs, serão realizados os leilões na B3 entre junho e julho de 2025. A previsão é de que as empresas vencedoras comecem a atuar nas duas frentes (distribuição de água e esgotamento sanitário) no início de 2026 após um período de seis meses de transição.

 

Marco Legal do Saneamento

O processo de concessão tem como objetivo garantir que o Estado alcance as metas de universalização dos serviços de água e de esgotamento sanitário estabelecidas no Marco Legal do Saneamento, até o ano de 2033.

 

Atualmente, Pernambuco tem uma cobertura de 87% no abastecimento de água – além de conviver com calendários de racionamento – e 34% de cobertura de esgotamento sanitário. Para garantir a universalização, é preciso um investimento superior a R$ 30 bilhões nos próximos dez anos. (Foto: Divulgação/Compesa)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21839869

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2025 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD