Famílias de agricultores de Exu, no Sertão Pernambucano, foram beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com perfuração de poços. No dia 14 de fevereiro, a Superintendência Regional em Petrolina entregou sete estruturas construídas pela empresa visando garantir a segurança hídrica aos produtores da zona rural do município.
“Temos a felicidade de entregar algumas finalizações de poços que vão proporcionar a dessedentação na região. É importante ter esse olhar para o pequeno produtor. Como diz o ditado: ‘se o campo não planta, a cidade não janta’ “, destaca o superintendente regional da Codevaesf em Petrolina, Edilázio Wanderley.
Os sete poços perfurados pela Companhia vão operar via energia solar, reforçando o compromisso da empresa com o meio ambiente ao utilizar energia limpa e renovável.
“A melhor coisa do mundo é ter esse poço perto da minha casa”, resume a agricultora Francisca Pereira. O sítio que ela mora foi um dos beneficiados com a perfuração de poços. Antes a produtora rural precisava caminhar quilômetros para buscar água, agora está a poucos passos do poço mais próximo. “Nós só tínhamos água no inverno. Depois disso, ficamos sem água. Agora, vamos plantar de tudo, vamos fazer bonito”, comemora a agricultora.
Além dos poços, a Codevasf também entregou 50 kits de irrigação para produtores locais. Nos próximos dias, a comunidade receberá kits de apicultura para fomentar a produção de mel na região