Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Fórum Sertão Inteligente debate inovação e desenvolvimento sustentável para os municípios sertanejos

Publicada em 23/03/2025 às 15:11hBlog do Didi Galvão

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Fórum Sertão Inteligente debate inovação e desenvolvimento sustentável para os municípios sertanejos

Representantes de 24 municípios dos Sertões Central, Pajeú, Moxotó e Itaparica participaram, nesta sexta-feira (21), em Serra Talhada, de uma série de painéis e debates durante o Fórum Sertão Inteligente: Reinventando Cidades para Todos, realizado pelo Sebrae Pernambuco. O evento inédito na região contou com a presença de prefeitos, empresários, gestores e especialistas, que discutiram o conceito de cidades inteligentes, baseado na transformação dos municípios por meio de iniciativas inovadoras alinhadas às necessidades dos habitantes, visando a melhoria da qualidade de vida nesses locais.

 

A programação abordou temas como governança, planejamento urbano, tecnologia, desenvolvimento social e sustentabilidade, aspectos essenciais para o avanço econômico e social dos municípios sertanejos. Os participantes puderam conhecer exemplos de soluções inovadoras já em curso, adaptadas à realidade local. Em Serra Talhada, por exemplo, o uso de ferramentas tecnológicas tem contribuído para tornar os serviços públicos mais eficientes.

 

“Temos investido muito em tecnologia e inovação para melhorar a aplicação dos nossos recursos. Na saúde, o destaque é o prontuário eletrônico, que tem agilizado marcações de exames e atendimentos médicos. Na educação, adotamos medidas inovadoras que auxiliam a rotina dos professores e permitem que os pais acompanhem o desempenho dos filhos nas escolas. Também estamos implementando tecnologia nas áreas de meio ambiente e infraestrutura, e tenho certeza de que estamos apenas começando”, destacou a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado.

 

Apesar da importância da tecnologia, o conceito de cidades inteligentes vai além da digitalização dos serviços e abrange processos inovadores que impactam positivamente a vida da população. Um exemplo inspirador é Medellín, na Colômbia, que saiu do ranking das dez cidades mais perigosas do mundo para se tornar uma referência global em inovação, graças a um intenso processo de transformação tecnológica e social iniciado nos anos 1990.

 

O antropólogo Santiago Uribe, um dos responsáveis pela transformação de Medellín, foi um dos principais palestrantes do fórum. Defensor da ideia de que “inovação é olhar para os desafios urbanos e criar soluções inteligentes”, o especialista apresentou iniciativas bem-sucedidas implementadas na Colômbia e explicou como outras cidades podem desenvolver projetos eficazes sem perder de vista sua identidade e valores.

 

“Geralmente, as pessoas imaginam que uma cidade inteligente é aquela que implementa tecnologia. Mas cidades inteligentes são aquelas que planejam pensando nas pessoas, que identificam desafios sociais e encontram oportunidades, colocando seus habitantes no centro da discussão. As cidades são as pessoas. Não existe cidade inteligente sem cidadania inovadora. Esse debate não pode estar restrito aos grandes centros, mas também deve chegar ao interior, como Serra Talhada. Afinal, no futuro, todas as cidades serão inteligentes. A inovação exige criatividade, vontade e esforço coletivo”, destacou Uribe.

 

Durante sua palestra, Uribe também apresentou exemplos práticos adotados em Medellín, como a modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos, a transformação das periferias por meio da criação de espaços de incentivo à cultura e ao empreendedorismo, a construção de praças, escolas e bibliotecas em todas as áreas da cidade, além de políticas voltadas para o acesso ao mercado de trabalho, sobretudo para os mais jovens. Ele também ressaltou os investimentos em infraestrutura, incluindo a implantação de teleféricos para conectar comunidades e um sistema de metrô que integra toda a cidade colombiana.

 

Para Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE, a discussão sobre cidades inteligentes é urgente e precisa envolver diversos setores. “Iniciamos aqui uma provocação que precisa estar sempre na mesa de debate. Esse foi o primeiro de muitos outros fóruns. Queremos, por meio da troca de experiências e da inspiração em exemplos bem-sucedidos, como Medellín, estimular a construção de cidades mais inteligentes, inclusivas e com oportunidades para todos, evitando a fuga de talentos para os grandes centros”, ressaltou

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21830274

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2025 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD