A expectativa do prefeito de Petrolina, Simão Durando (União Brasil), é de que as festas de São João da cidade deixem pelo menos R$ 300 milhões na economia local. A festa começa no dia 23 de abril e segue até 23 de junho.
Em conversa com o Jornal do Commercio, nesta quinta-feira (3), o gestor explicou que os festejos começam com a ExpoRajada, feira agropecuária realizada em Rajada, principal distrito da zona rural da cidade.
Em maio, a programação segue com uma vaquejada e, já no mês de junho, há concursos de sanfoneiros, violeiros e de quadrilhas, adultas e infantis, até que comecem os shows do palco principal, no polo Ana das Carrancas.
“A cada ano que passa, o São João de Petrolina vem se consolidando como uma das maiores festas do Nordeste. No ano passado recebemos pessoas de mais de 120 cidades do país. A expectativa para esse ano é receber pessoas de mais de 120 municípios. Isso aquece a economia da cidade”, declarou Simão Durando
Segundo ele, o setor hoteleiro é um dos que mais se beneficia com a festa, chegando à ocupação máxima dos leitos poucos dias após o anúncio da programação oficial. No último dia 24, a prefeitura revelou que a festa terá nomes como Gusttavo Lima, Alok e Jorge & Matheus
A movimentação no comércio da cidade também será incrementada em 20% no período junino, conforme projeta o gestor. Isso inclui a venda de peças de artesanato feitas pelos artesãos locais, reforma de roupas feitas pelas costureiras, salões de beleza, entre outros serviços
Em 2024, mais de mil pessoas passaram pelo aeroporto da cidade, segundo o gestor. O principal polo da festa recebeu 100 mil pessoas todos os dias.
“Neste ano, vai ficar na cidade R$ 300 milhões. É a maior festa do nosso Nordeste, e por trás de um grande evento fica a economia para o município”, declarou Simão.
Ele contou que tem conversado com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (sem partido), sobre a necessidade de uma rota que permita aos turistas passear pelas festas de São João de todo o estado durante o ciclo junino.
“Converso muito com Rodrigo que a gente precisa ter essa pluralidade. O turista visita várias cidades, faz o circuito todo e conhece todo o estado. Turismo é isso. Eu digo a ele que em Caruaru se faz o maior São João, e em Petrolina se faz o melhor”, brincou o prefeito
Por JC Online