As equipes de Orientação do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), em parceria com a Polícia Militar realizaram interdições em academias nas cidades de Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Orocó e Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com o CREF12/PE as ações de interdição nos espaços ocorrem pela constante reincidência dos locais que persistem em funcionar de forma irregular. Antes da interdição, os fiscais do CREF12/PE realizaram abordagens de orientação nos espaços informando sobre a necessidade de regulamentação junto ao Conselho.
Funcionar sem registro atualizado no CREF12/PE, além da falta de um responsável técnico nos ambientes, que é o Profissional de Educação Física formado e regulamentado pelo CREF12/PE, que responde pelas atividades realizadas nos espaços são alguns dos principais motivos que fazem os espaços destinados ao atendimento em Educação Física serem interditados com frequência.
“Vários prazos foram dados e mesmo assim, os espaços continuaram funcionando de forma clandestina, trazendo riscos iminentes a sociedade, considerando que não há responsabilidade ética sobre a saúde dos usuários, além de estar em descumprimento das legislações Sanitárias e do CREF12/PE. Assim, precisamos garantir que os espaços que oferecem saúde à sociedade, estejam cumprindo as legislações que os regem”, detalha a 1ª Vice-presidente Nilluzia Arruda (CREF 004223-G/PE), que acompanha as interdições no Sertão.
Ao todo a equipe de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE realizou 20 diligências na região até o momento. Uma diligência foi em cumprimento a uma solicitação do Ministério Público do Trabalho. 18 academias foram fiscalizadas, dentre elas 11 funcionam de forma clandestina e 4 até o momento foram interditadas. Além dos espaços de prática, os fiscais participaram de 2 reuniões em Secretarias Municipais de Educação. O trabalho da equipe de fiscalização segue até o próximo sábado.
Visitas: 21745866
Usuários Online: 1