Pernambuco deve registrar, nos meses de setembro, outubro e novembro deste ano, chuvas dentro da média histórica, apontou a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O período faz parte da estação seca de todas as mesorregiões pernambucanas, e as temperaturas devem voltar a subir. Em julho e agosto, o Estado registrou temperaturas baixas, e muita gente se queixou do frio.
A previsão climática sazonal divulgada pela Apac para o período de setembro a novembro foi baseada nos resultados de modelos numéricos de previsão para o referido trimestre, bem como nas análises dos campos globais dos oceanos
Pacífico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera.
A meteorologista Maria Aparecida Fernandes alertou para o aumento das temperaturas em todas as regiões de Pernambuco. “Esses são os meses com as maiores temperaturas no Sertão e também inicia o período seco no litoral, Zona da Mata e Agreste. O período seco no litoral significa que chove menos, não quer dizer que não chove. Diferente do Sertão, que praticamente não chove nesses meses”, informou.
A principal causa para o aumento de temperatura nesta época do ano é a mudança de estação. Enquanto no inverno os dias são mais curtos e com uma menor incidência de raios solares, na primavera começa o período de transição
para o verão, onde os dias são mais longos. Neste ano, a primavera terá início em 22 de setembro, às 16h21. Já o verão começa em 21 de dezembro, às 12h59.
No Sertão, durante a primavera, a temperatura máxima média deve ficar em torno dos 34ºC
Visitas: 21744998
Usuários Online: 1